Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Avança projeto da vigilância 24 horas nos bancos em Taquara
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Segurança Bancária | 25/11/2016 | 15:11:10
Avança projeto da vigilância 24 horas nos bancos em Taquara
PL estabelece a contratação de vigilância armada para atuar 24 horas
 
 

O projeto de lei, que prevê vigilância 24 horas nas agências de bancos e do Sicredi, avançou nesta semana na Câmara Municipal de Taquara (RS). Em sessão realizada na última segunda-feira (21), a proposta foi defendida na tribuna pelo diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Ademir Wiederkehr. Diversos vereadores esclareceram dúvidas e depois se manifestaram favoráveis à iniciativa, como forma de trazer mais segurança para bancários, clientes e população, e gerar empregos aos vigilantes.

De autoria do presidente da Câmara, vereador Guido Mário Prass Filho (PP), o projeto estabelece a contratação de vigilância armada para atuar 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados, em agências de bancos e cooperativas de crédito, bem como câmeras internas e externas de circuito interno para gravação de imagens e escudo de proteção com assento para vigilante.

Ademir, que também é diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e secretário de Comunicação da CUT-RS, recordou que antigamente os bancos tinham vigilância 24 horas e que hoje as agências têm sido alvo freqüente de ataques. "A realidade mostra que os bancos estão focados em aumentar cada vez mais os seus lucros gigantescos e só investem na melhoria da segurança por força de legislação. Por isso, as leis municipais, como a instalação de porta giratória e biombos, são muito importantes e já salvaram muitas vidas”, apontou.

Coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT, entre 2009 e 2015, Ademir destacou que, conforme o artigo 30 da Constituição Federal, os municípios possuem competência para legislar sobre assuntos de interesse local, como é o caso da segurança. "Há várias decisões do STF que garantem a constitucionalidade de leis municipais sobre segurança nos bancos”, frisou.

Guido explicou que várias agências são também atacadas com explosivos, afetando os moradores dos prédios e das redondezas. Para ele, a vigilância 24 horas vai dificultar a ação dos criminosos e trazer mais segurança para a população.

A ideia do projeto foi levada ao vereador pelo Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana com o apoio do Sindicato dos Vigilantes de Novo Hamburgo e Região. Dirigentes das duas entidades acompanharam a sessão e defendem a aprovação do texto pelos vereadores.

"Estamos muito assustados com a onda de ataques a bancos e ao Sicredi por causa da fragilidade da segurança pública e das instalações vulneráveis das agências. A vigilância 24 horas vai ajudar a proteger a vida das pessoas e gerar empregos aos vigilantes”, avalia a coordenadora-geral do Sindicato dos Bancários, Ana Betim.

Agora, uma comissão de vereadores apresentará um parecer e o projeto será colocado em votação em breve numa sessão da Câmara. Caso seja aprovado, será enviado para a sanção do prefeito Tito Livio Jaeger Filho (PTB).

Em Porto Alegre, projeto semelhante já virou lei nº 12.152, de 3 de novembro de 2016. Pelo levantamento do SindiVigilantes do Sul, a capital é o 29º município gaúcho, onde a vigilância 24 horas já é lei. Além disso, há várias cidades onde o projeto está em tramitação junto aos vereadores ou aos prefeitos.

"Esperamos que o projeto seja logo aprovado em Taquara, a exemplo de outros municípios, para melhorar a segurança e garantir mais empregos para a categoria”, salientou a presidenta do SindiVigilantes de Novo Hamburgo, Maria Rosane do Amaral.

*Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Segurança Bancária | 14/01/2019
Bancários sob cerco: mais de dois terços dos municípios gaúchos tiveram agências bancárias atacadas em dez anos
Um levantamento realizado pelo SindBancários traz dados preocupantes no que diz respeito à segurança bancária.
Segurança Bancária | 20/10/2017
Bancários defendem projeto de vigilância 24 horas nos bancos em São Francisco de Paula
Projeto pode ser votado dentro de um mês na Câmara de vereadores do município
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor