Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Audiência na AL/RS, traz novas sugestões para projeto de lei
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Segurança Bancária | 03/12/2015 | 16:12:54
Audiência na AL/RS, traz novas sugestões para projeto de lei
Bancários querem efetividade no combate aos ataques a bancos
 
 

Incorporar ao projeto de lei estadual 410/2015, que trata da ampliação das normas de segurança bancária, propostas como a instalação dos chamados "escudos” de proteção para os vigilantes nas agências, o sistema remoto de abertura das agências, e restringir o funcionamento de caixas eletrônicos em locais sem segurança adequada, como prefeituras e supermercados. Estes foram alguns dos resultados da Audiência Pública sobre o tema, realizada nesta quinta-feira, 03/12, na Assembleia Legislativa, com participação do presidente do SindBancários, Everton Gimenis, entre outros convidados do movimento sindical.


Coordenada pelo deputado Tarcísio Zimmermann, também autor do projeto de lei, a sessão reuniu ainda Ademir Wierderkher, da Contraf-Cut e Sindbancários, o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Loreni Dias, o coronel da BM Carlos Tomé Marques e o diretor do DEIC, delegado Eduardo Oliveira Cesar. Também teve a participação da deputada Stela Farias e de deputado Nelsinho Metalúrgico. O presidente do SindBancários saudou o debate sobre a necessidade de uma lei estadual, que unifique os regramentos municipais e apontou a ausência de qualquer legislação em muitos municípios. Porém, lembrou: "Não basta termos a lei – precisamos fazer com que os bancos a cumpram”.

Vidros blindados

Ele citou a normal legal que manda que os vidros de bancos sejam blindados. "Hoje, praticamente nenhuma agência conta com vidro blindado – temos que fazer uma verdadeira guerra com os banqueiros para que eles obedeçam às leis”, reforçou Gimenis. O presidente do Sindicato criticou a eterna ausência de representantes dos bancos em debates como o realizado na Assembleia Legislativa: "Eles mostram descaso com a vida dos bancários e clientes, só se importam com sua lucratividade”, concluiu.

Na mesma linha, Ademir Wierderkher elogiou o debate da lei estadual sobre o assunto, que na sua avaliação deve incluir dois momentos: "Um é a segurança privada, dentro da agência; e o outro é a segurança pública, fora dos bancos”. Ademir contou que a lei federal existente é de 1982 e está muito defasada. "Hoje temos que ter câmeras de monitoramento também fora das agências, e com imagens que fiquem armazenadas por ao menos 90 dias”.

Biombos

O diretor da Contraf-CUT elencou ainda a necessidade de biombos para que os clientes não sejam avistados sacando dinheiro, facilitando o combate à "saidinha” (quando o cliente é roubado após deixar a agência). "Também precisamos divisórias entre os caixas de autoatendimento e vidros blindados nas fachadas”, enumera.

Os participantes foram unânimes em condenar a guarda de chaves das agências pelos bancários, que ficam sujeitos a sequestros junto com seus familiares. "Em 2014 os bancos tiveram mais de R$ 60 bilhões em lucros, e mesmo assim eles não querem gastar quase nada na segurança da população e dos funcionários”, apontou.

Aumento de ataques

Everton Gimenis apontou levantamento realizado pelo SindBancários, revelando que em 2015 o número de ataques a bancos subiu 43,7% em relação a media dos ataques dos últimos nove anos. "Muitas vezes, depois de assaltos à agências, os gerentes e diretores determinam que o trabalho continue nos locais, como se nada tivesse acontecido, apesar da violência e dos bancários traumatizados”, acrescentou o sindicalista.

O presidente do Sindicato dos Vigilantes disse que quem faz a guarda das agências sofre o mesmo tipo de violência, além de condições de trabalho inaceitáveis, que precisam ser regulamentadas e cumpridas. "Hoje os vigias têm que almoçar antes das 10h ou depois das 16h – e não podem ir aos banheiro”, denunciou Loreni Dias. "Isso causa um alto grau de adoecimento”, acrescentou.

Desmanche da segurança pública

Os participantes denunciaram o desmanche da Segurança Pública do estado no governo Sartori, com a redução de efetivos policiais, o atraso salarial, más condições de trabalho e não chamamento dos concursados da BM e Polícia Civil. O delegado diretor do Deic, disse que o problema na insegurança bancária é nacional. E afirmou que a Polícia está sempre atuante e realizando prisões. "Só neste ano já aprendemos 11 fuzis no estado e 35 quilos de dinamite, usado para explodir caixas eletrônicos e agências. Aliás, o Brasil é um dos poucos países que ainda fabrica este tipo de explosivo”, garantiu Eduardo Oliveira Cesar.

O coronel Carlos Tomé Marques, representando a Brigada Militar na audiência pública, questionou os bancos: "O que vale mais? O vil metal ou a vida?”. Ele também estranhou que em pleno século XXI, com toda a evolução tecnológica, ainda não sejam utilizados meios como a inutilização de notas roubadas em caixas explodidos, nem seja normalizada a abertura remota programada da porta das agências bancárias, sem que nenhum bancário precise ficar em sua casa com as chaves dos locais, correndo riscos.

"É preciso acabar com a colocação de caixas eletrônicos em prédios como prefeituras”, argumentou Stela Farias. "Se os bancos dizem que têm problemas, imaginem as prefeituras. Isso precisa entrar na lei”, defendeu a deputada. Para ela, além dos bancos, o debate também deveria incluir representantes da imprensa. Stela sugeriu a criação de uma rede de atuação, reunindo vários setores e encontros periódicos, cobrando ações efetivas dos bancos.

Trabalho dos vigilantes

O autor do projeto de lei 410/2015, Tarcísio Zimmermann, recordou que já existe um grupo de trabalho – junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública – que precisa ser reativado. O presidente do SindBancários propôs que este grupo permanente inclua também um membro do Poder Legislativo.

Ao final do encontro, Zimermann anunciou que vai sugerir a realização de uma audiência pública na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da AL sobre as condições de trabalho dos vigilantes. Além dos membros da mesa, também participaram e fizeram o uso da palavra vários trabalhadores de diferentes categorias, como da justiça, vigilantes e bancários.

*Imprensa/SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Segurança Bancária | 14/01/2019
Bancários sob cerco: mais de dois terços dos municípios gaúchos tiveram agências bancárias atacadas em dez anos
Um levantamento realizado pelo SindBancários traz dados preocupantes no que diz respeito à segurança bancária.
Segurança Bancária | 20/10/2017
Bancários defendem projeto de vigilância 24 horas nos bancos em São Francisco de Paula
Projeto pode ser votado dentro de um mês na Câmara de vereadores do município
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor