Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 23\04\2024
Últimas Notícias
BB tenta, mas liminar que garante função é mantida
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Jornada de Trabalho | 10/10/2017 | 16:10:54
BB tenta, mas liminar que garante função é mantida
Desembargador do trabalho reconheceu direito de estabilidade dos trabalhadores atingidos pela reestruturação e manteve decisão sobre incorporação da função com 10 anos ou mais
 
 
São Paulo – A direção do Banco do Brasil tentou, mas não conseguiu derrubar a liminar concedida ao movimento sindical em 28 de setembro. A ação civil pública garantiu aos trabalhadores atingidos pela reestruturação imposta pelo banco, o direito de manterem a comissão recebida por dez anos ou mais, inclusive incorporando-as aos salários.
A decisão do desembargador do Trabalho do Tribunal Regional da 10ª Região, José Leone Cordeiro Leite, divulgada em 2 de outubro, lembrou que a decisão liminar visava "resguardar o direito dos empregados... em perceber a gratificação recebida por mais de dez anos, o que encontra amparo na Súmula 372 do TST”. Essa súmula trata do respeito ao princípio da estabilidade financeira.
No mandado de segurança impetrado contra a decisão do juiz de 1ª instância, o banco teve acolhido seu pleito em relação a três pontos: a remuneração a ser integrada ao salário deve levar em conta a o valor médio das gratificações recebidas nos últimos 10 anos. Além disso, determinou um prazo, de 60 dias, para que o BB volte a cumprir o pagamento das comissões. Por último, permitiu que o banco comprove justo motivo para não pagamento da gratificação.
O secretário Jurídico do Sindicato e representante na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, João Fukunaga, ressalta que não existe justo motivo quando uma reestruturação prejudica os trabalhadores. "O único motivo que existe para perda de comissionamento é o que está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho: são necessários três ciclos avaliatórios negativos e consecutivos na GDP [gestão de pessoas]. Vamos manter nossa luta também contra os últimos descomissionamentos nos quais ficou demonstrado que a Disud [diretoria do Sudeste] está desconfigurando a ferramenta de avaliação, assim como o radar dos gestores e promovendo um verdadeiro terrorismo”, critica o dirigente.
Fukunaga afirma que o Sindicato está atento aos movimentos do banco e vai permanecer nas ruas e na esfera judiciária, em defesa dos direitos dos bancários, ainda mais ameaçados diante da reforma trabalhista de Temer. "Não vamos aceitar golpe: reestruturar e descomissionar quem já tem mais de dez anos na função não pode!”
Crédito: Foto: Mauricio Morais/ Seeb-SP

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Jornada de Trabalho | 20/11/2020
Banrisulenses negociam termos do acordo sobre ponto-eletrônico
Movimento sindical quer reduzir chance de burla e garantir acesso a relatórios
Jornada de Trabalho | 12/06/2020
Mudanças na jornada dos bancários podem ser desconsideradas pelo Senado
Senador petista entrou com requerimento para que o Senado desconsidere as alterações promovidas pela Câmara dos Deputados nos parágrafos 2º e 3º do artigo 224 da CLT, que versa sobre questões relativas à jornada da categoria bancária
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor