Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 15\08\2020
Últimas Notícias
Movimento sindical lamenta perda de Firmo Trindade
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Falecimentos | 17/05/2016 | 10:05:02
Movimento sindical lamenta perda de Firmo Trindade
Aposentado da Caixa foi militante sindical, comunitário e fundador do PT
 

A CUT-RS lamenta o falecimento ocorrido no último sábado (14) do militante sindical e comunitário e fundador do PT, companheiro Firmo Trindade, aos 86 anos, e manifesta os sentimentos de pesar aos seus familiares, amigos e companheiros de luta.


Gaúcho de Santana do Livramento, era conhecido também pelo apelido de "Castelhano”, morava há muitos anos no bairro Morro Santana, na capital gaúcha, e era torcedor fanáticodo Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre.

Ele era bancário aposentado e foi o primeiro empregado da Caixa Econômica Federal a se filiar ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, quando os trabalhadores do banco eram considerados economiários e não tinham o direito à sindicalização.

"O colega Firmo participou de vários encontros e congressos de empregados da Caixa, além de conferências estaduais e nacionais dos bancários, sempre na luta em defesa dos interesses da categoria e da classe trabalhadora”, lembra o ex-presidente do Sindicato e diretor da Fenae, Devanir Camargo da Silva. "Descanse em paz meu colega, amigo e guerreiro de tantas lutas”.

Firmo foi também militante do movimento comunitário brasileiro, participando ativamente de várias lutas da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros (Fracab).

Em 1979, foi integrante da Comissão Regional Provisória do PT no Estado, encarregada de encaminhar proposições relativas à organização político-partidária para a defesa dos interesses dos trabalhadores. Foi o ponto de partida para a fundação do PT em solo gaúcho, ao lado do ex-governador Olívio Dutra e de outros companheiros.

Após velório, Firmo foi cremado na tarde de sábado, no Cemitério Metropolitano de Porto Alegre, deixando com saudades os sete filhos, netos, bisnetos e demais familiares, assim como amigos e companheiros de luta.

Para o diretor do SindBancários e da Contraf-CUT e secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, "além de ter sido um amigo e companheiro valoroso, Firmo deixa exemplos de luta e dignidade na defesa dos trabalhadores e na construção de um país mais justo, igualitário e democrático”.

*CUT/RS

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Falecimentos | 26/06/2020
Nota de falecimento: Dóris Jacques Schlabitz
Velório ocorre nesta sexta, em Camaquã
Falecimentos | 16/06/2020
Nota de Falecimento: Francisco Abdala, o Chicão
Dirigente do Rio de Janeiro morreu em decorrência da Covid-19
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor