Falecimentos | 17/05/2016 | 10:05:02
Movimento sindical lamenta perda de Firmo Trindade
Aposentado da Caixa foi militante sindical, comunitário e fundador do PT
 

A CUT-RS lamenta o falecimento ocorrido no último sábado (14) do militante sindical e comunitário e fundador do PT, companheiro Firmo Trindade, aos 86 anos, e manifesta os sentimentos de pesar aos seus familiares, amigos e companheiros de luta.


Gaúcho de Santana do Livramento, era conhecido também pelo apelido de "Castelhano”, morava há muitos anos no bairro Morro Santana, na capital gaúcha, e era torcedor fanáticodo Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre.

Ele era bancário aposentado e foi o primeiro empregado da Caixa Econômica Federal a se filiar ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, quando os trabalhadores do banco eram considerados economiários e não tinham o direito à sindicalização.

"O colega Firmo participou de vários encontros e congressos de empregados da Caixa, além de conferências estaduais e nacionais dos bancários, sempre na luta em defesa dos interesses da categoria e da classe trabalhadora”, lembra o ex-presidente do Sindicato e diretor da Fenae, Devanir Camargo da Silva. "Descanse em paz meu colega, amigo e guerreiro de tantas lutas”.

Firmo foi também militante do movimento comunitário brasileiro, participando ativamente de várias lutas da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros (Fracab).

Em 1979, foi integrante da Comissão Regional Provisória do PT no Estado, encarregada de encaminhar proposições relativas à organização político-partidária para a defesa dos interesses dos trabalhadores. Foi o ponto de partida para a fundação do PT em solo gaúcho, ao lado do ex-governador Olívio Dutra e de outros companheiros.

Após velório, Firmo foi cremado na tarde de sábado, no Cemitério Metropolitano de Porto Alegre, deixando com saudades os sete filhos, netos, bisnetos e demais familiares, assim como amigos e companheiros de luta.

Para o diretor do SindBancários e da Contraf-CUT e secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, "além de ter sido um amigo e companheiro valoroso, Firmo deixa exemplos de luta e dignidade na defesa dos trabalhadores e na construção de um país mais justo, igualitário e democrático”.

*CUT/RS