Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\10\2018
Últimas Notícias
SindBancários sedia Seminário em memória de vítimas de acidentes e doenças do trabalho
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Saúde do Trabalhador | 20/04/2016 | 09:04:32
SindBancários sedia Seminário em memória de vítimas de acidentes e doenças do trabalho
Evento será no dia 28 de abril, a partir das 8h30
 
 

O Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST-RS) realizará um seminário no próximo dia 28 de abril, data que marca o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. O evento acontecerá a partir das 8h30, no auditório da Casa dos Bancários, sede do SindBancários, em Porto Alegre (Rua General Câmara, 424), no Centro Histórico de Porto Alegre.


O objetivo é esclarecer os trabalhadores e os trabalhadores, através de debates sobre temas relacionados à prevenção de acidentes e às doenças no ambiente de trabalho. Haverá também painéis sobre a atuação do Ministério do Trabalho e Previdência Social, o acesso ao SUS, saúde mental e previdência social.

"Há anos existe uma política nacional de saúde do trabalhador e mais recentemente, foi criada a política estadual de saúde do trabalhador. Nenhuma das duas está devidamente implementada”, critica o coordenador da Comissão da Saúde do Trabalhador do Conselho Estadual de Saúde e diretor da CUT-RS, Cláudio Augustin, que participará da mesa "SUS: acesso e acolhimento”.

Ele destaca também que para os trabalhadores terem o acesso e o atendimento ao SUS é necessária a implementação dessas políticas. "Isso só vai acontecer quando os sindicatos tomarem essa tarefa para si. Os locais de trabalho não visam à saúde do trabalhador, são locais de adoecimento e por isso precisam ser fiscalizados e ter leis específicas sobre o tema”, defende Cláudio.

De acordo com o secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-RS, Dary Beck Filho, é fundamental que o movimento sindical realize essa atividade para marcar uma das principais lutas do movimento sindical. "É um alerta muito importante para os sindicatos e para a sociedade em geral, temos que debater esses temas, discutir a saúde e a prevenção de doenças e acidentes laborais”, ressalta.

História

Diversos países, como o Brasil, celebram o dia 28 de abril como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003. A data se refere a 28 de abril de 1969, quando uma explosão em uma mina, em Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores.

Espaço de debates

Desde 2004, as entidades que integram o FSST debatem as questões relacionadas ao tema e todos os anos o Fórum promove uma atividade com a finalidade de alertar o movimento sindical e, principalmente, chamar a atenção da sociedade com relação ao adoecimento, aos acidentes e às doenças relacionadas ao trabalho, enfatizando as dificuldades encontradas pelos trabalhadores com relação à previdência social.

O diretor da CUT-RS, Mário Reis, cita as perícias médicas como um dos assuntos que os trabalhadores mais apresentam dúvidas. "Acreditamos que qualificando os dirigentes sindicais e, sobretudo refletindo sobre o tema, estaremos contribuindo para qualificar o debate nos espaços de discussões sobre a saúde dos trabalhadores”, aponta o dirigente sindical.

Confira a programação

8h30 –Abertura

9h –"A atuação do MTPS no ambiente de trabalho” e "SUS: acesso e acolhimento” Luiz Alfredo Scienza – Auditor-Fiscal do Trabalho

Cláudio Augustin –Coordenador da Comissão da Saúde do Trabalhador do Conselho Estadual de Saúde

10h –Coffee Break

10h20 –"Saúde Mental – Quando o trabalho produz o adoecimento”

Inaiara Kersting –Psicóloga

Jaceia Netz –Assessora de saúde do SindBancários e Fetrafi-RS

Cláudia Magnus –Psicóloga CEVS

12h –Perguntas e Debate

13h –Almoço

14h –"A previdência está falida? – Painel sobre a não reforma da Previdência Social”

Denis Gimenes –Professor de economia da Unicamp/SP

15h30 –Perguntas e Debate

16h30 –Encerramento

*Imprensa/SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Saúde do Trabalhador | 03/10/2018
Gestão da Caixa adoece empregados, aponta pesquisa da Fenae
Dados mostram que um em cada três bancários teve algum problema de saúde relacionado ao trabalho nos últimos 12 meses.
Saúde do Trabalhador | 21/06/2018
Seminário Nacional em Defesa dos Planos de Saúde
No dia 28 de junho, das 9h às 17h30, acontece em Brasília o Seminário Nacional em Defesa dos Planos de Saúde de Autogestão das Estatais Federais.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor