Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 22\10\2021
Últimas Notícias
Dia Internacional contra Discriminação Racial tem ato na Esquina Democrática
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Discriminação | 21/03/2016 | 16:03:19
Dia Internacional contra Discriminação Racial tem ato na Esquina Democrática
Objetivo da manifestação é defender direitos de negros e indígenas
 

Um mal ainda presente no mundo inteiro, inclusive na sociedade brasileira, a luta antirracista é reafirmada nesta segunda-feira, 21/03, com o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Para marcar a data, a CUT-RS em conjunto com entidades sindicais e movimentos sociais, realiza um ato público, a partir das 16h30, na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. Com o tema "Somos todos iguais, sem censura, sem racismo, sem violência. Contra o golpe, pela democracia e a garantia de direitos”, o objetivo da manifestação é chamar a atenção da população, autoridades e imprensa, para a discriminação contra as populações negras e indígenas no estado.


"O racismo e a discriminação de seres humanos por causa de sua etnia ou cor da pele continuam presentes na nossa sociedade e até mesmo dentro dos bancos e da nossa categoria, e vamos continuar combatendo esse mal”, afirmou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Racismo do estado

Um exemplo de que a discriminação continua presente até em momentos que deveriam fortalecer a igualdade, aconteceu no recente Fórum Social Temático, realizado em Porto Alegre em janeiro deste ano. O historiador negro e palestrante convidado ao FST, Paulo Sérgio Medeiros Barbosa, da Rede Mocambo, de Pernambuco, foi abordado pela Brigada Militar por "atitude suspeita”, quando andava pelo Parque da Redenção. O professor, que usa cabelos rastafári e estava de bermudas e chinelo, foi obrigado a mostrar documentos e abrir sua mochila, onde levava sua máquina fotográfica.

Para a secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS, Angélica Nascimento, a data de hoje "é importante para demarcar e denunciar o racismo e a censura que ocorreram no Fórum Social Temático, além de debater com a sociedade a importância de uma sociedade mais humana, justa e igualitária”.

Origem da data

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville. Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que determinava os locais onde era permitida sua circulação.

Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. Em memória a este massacre a ONU instituiu 21 de março o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial.

*Imprensa/SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Discriminação | 20/11/2020
CUT-RS condena racismo e repudia assassinato de homem negro no Carrefour em Porto Alegre
Leia a nota na íntegra
Discriminação | 19/11/2020
Pandemia descortina discriminação racial no mercado de trabalho
Dados mostram que a renda média da população negra representa apenas 56,2% da recebida pelos brancos
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor