Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
Seminário sobre trabalho e saúde mental dos bancários reúne dirigentes e categoria
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Saúde | 21/09/2015 | 15:09:18
Seminário sobre trabalho e saúde mental dos bancários reúne dirigentes e categoria
Evento solicializou experiências da Região Sul
 
 

O debate sobre o adoecimento dos trabalhadores bancários, a luta sindical e as alternativas de enfrentamento do problema reuniram na manhã desta sexta-feira, 18/09, no auditório da sede do SindBancários, no Centro de Porto Alegre, lideranças e técnicos das entidades da categoria dos estados do Paraná e Santa Catarina, além dos gaúchos. "Trabalho e saúde mental da categoria bancária – partilha de experiências e apresentação de dados de pesquisas” teve início às 9h30, desenvolveu-se até às 12h e prossegue na parte da tarde partir das 14h. Um dos destaques é a apresentação do Painel "Métodos de Gestão e Adoecimento dos Trabalhadores: o caso dos bancários do HSBC em Curitiba”, pela assessora jurídica da entidade paranaense, Jane Salvador de Bueno Gizzi.


Violência organizacional

Na abertura do evento, além de saudar os colegas dos outros estados, o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, disse que o aumento do problema do adoecimento hoje está tornando difícil aos banqueiros ignorar a questão. "Mas eles argumentam que a situação é diferente em cada banco, cada caso seria uma caso. Hoje qualquer pesquisa releva que há o adoecimento pela imposição de metas abusivas. E nós já sabemos que não é uma questão de pessoas ou deste ou daquele banco – é uma violência organizacional”, afirmou. Gimenis ressaltou ainda a importância da integração, nos setores de saúde e jurídico, com as entidades dos outros estados.

A diretora do Sindicato de Porto Alegre Denise Falkenberg Correia apontou que "no Banrisul, hoje, cerca de 25% dos funcionários tomam medicação para trabalhar”. "Banqueiros sugam os trabalhadores e deixam só o bagaço”, completou.

Epidemia

O diretor de Saúde da FETEC-PR, Ademir Vidolin, relatou que há uma verdadeira epidemia de LER/DORT, e que a Federação vem conseguindo vitórias através da ação do Ministério Público. "Mas tivemos que lutar pela criação de santas casas para tratar muitos caos de tuberculose entre bancários que trabalham na conferência de dinheiro em ambientes fechados”, revelou. Vidolin destacou a importância desta troca de experiências e do acumulo de informações: "Quando chegamos à mesa de discussão com o banqueiro, temos mais argumentos – inclusive científicos – e eles ficam menos poderosos”, lembrou.

Metas abusivas no HSBC

Karla Huning, diretora do departamento jurídico, do Sindicato de Curitiba e Região (que tem 18.400 bancários, sendo 8.115 sindicalizados) disse que em 2014 foram registradas 1.450 demissões. "Mas 30% deste número foram demissões a pedido no HSBC, que tem sua sede no Paraná. As pessoas não aguentam a pressão, as metas abusivas, o assedio moral e outros problemas que levam ao adoecimento”, garantiu.

Ana Fideli, diretora de Saúde da mesma entidade diz que as "fichas de homologação” das demissões foram o primeiro material utilizado para a pesquisa "Métodos de Gestão e Adoecimento dos Trabalhadores: o caso dos bancários do HSBC em Curitiba”, coordenada por Jane Salvador de Bueno Gizzi, e hoje uma referência no tema.

Conforme Ana Fideli, a ficha de acolhimento ao bancário que procura o Sindicato em situação de sofrimento, tem servido para que o médico da perícia, no INSS, na maioria dos casos determine que o trabalhador fique afastado para tratamento. Ela também acrescentou que o site do Sindicato de Curitiba traz um formulário de denúncia de assedio moral, acessível a qualquer bancário mesmo sem identificação.

Descumprimento das normas

"O tema da saúde cada vez mais não diz respeito apenas à saúde, mas sim a toda a organização dos locais de trabalho”, garantiu o coordenador-geral da Federação dos Bancários de SC, Leandro Spezia. Ele disse que em boa parte dos casos o problema é o descumprimento pelo banco das normas legais de trabalho. "Fizemos pressão sobre o Ministério Público para que os bancos passassem a ser fiscalizados, e no fim do ano passado entramos com uma ação pesada sobre o Itaú e o Santander”, enumerou.

Spezia relatou uma espécie de lavagem cerebral sobre os bancários. "O banco passa a ideia de que o bancário que produz conforme as exigências, mesmo abusivas, é um cara legal. Mas se ele se recusar, é um oponente. Ou então, que o Sindicato é um oponente que impede o progresso do bancário… É como se fosse uma seita”, analisou o dirigente.

Entre as infrações legais constatadas pelo Sindicato de Curitiba, estão a burla das 6h diárias de trabalho; a não emissão de CAT; falta de pausas; mobiliário inadequado; ausência de reposição dos afastados; metas que se elevam continuamente.

Multômetro

O assessor jurídico do SindBancários, Antônio Vicente Martins, que participou das discussões sugeriu que Porto Alegre adotasse o "Multômetro” instalado em Curitiba pelo Sindicato local, com a exibição pública das multas impostas pela Justiça aos bancos que descumprem as normas legais em relação aos trabalhadores.

Origens do sindicalismo

Mauro Salles, da diretoria do Sindicato de Porto Alegre, fez um resumo das origens do sindicalismo, a partir das caixas de ajuda mútua. Sobre o SindBancários, relatou que em 1993, quando entrou na direção da entidade, só havia um setor de atendimento odontológico. "Das questões individuais que apareciam, fomos para o coletivo. O trabalhador adoecido é uma prova concreta do que o capitalismo produz”, afirmou. "Antes o problema mais comum era a LER/DORT. O advento do neoliberalismo provocou o surgimento de mais casos de adoecimento mental”. O diretor também lembrou que o Judiciário, assim como o MP, não costumam favorecer os trabalhadores em seus julgamentos, "com honrosas exceções”. Para concluir, sugeriu a realização de um grande encontro de massas para debater a saúde do trabalhador.

Software Fiel Saúde

A assessora de Saúde do SindBancários, Jaceia Netz, apresentou as funcionárias e técnicas do setor e fez um apanhado geral do trabalho desenvolvido no Sindicato. Ela detalhou o software "Fiel Saúde”, desenvolvido em código aberto para a entidade, que sistematiza todo o processo, desde o acolhimento do bancário em situação de adoecimento até providências médicas e jurídicas tomadas. Também informou que o programa de computador não está concluído: "Estamos sempre aperfeiçoando”, disse.

A assistente social do Sindicato, Manuela Fonseca, exemplificou o conteúdo do programa, que inclui fichas de atendimento, registro da CAT (ou CATs) e outras informações, que depois é enviado ao INSS, com a descrição da situação geradora do dano ou acidente de trabalho. "Nossos sistema permite também acessar o CAT que seja emitido pelo banco”, acrescentou. "Com isso, fica fácil comparar e ver que até 2011 eram mais comuns os casos de LER/DORT e hoje é o sofrimento psíquico”, concluiu.

Ação Solidária

Sobre o Grupo de Ação Solidária (GAS), que opera a partir do SindBancários, Jacéia Netz explicou que é uma reunião semanal de representantes, envolvendo entidades cutistas e não cutistas, para discutir questões de saúde dos trabalhadores. A iniciativa, que provocou também o interesses dos representantes dos bancários paranaenses e catarinenses, discute, relata casos e propões estratégias de superação de problemas. "Fazemos o acolhimento das pessoas em sofrimento, mas também produzimos conhecimento”, resumiu Jacira. "Nos empoderamos com as informações, promovemos ações e procuramos restabelecer a solidariedade entre os trabalhadores, inclusive entre não bancários”, disse ainda.

*Imprensa/SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Saúde | 01/10/2020
Outubro Rosa chega em meio ao caos na Saúde
Reportagem da BBC denuncia atrasos em cirurgias. Diretora da Fetrafi-RS alerta para importância de políticas públicas.
Saúde | 17/08/2020
Banrisulenses discutem manejo da pandemia de COVID-19 com o banco
Em reunião realizada na quinta-feira, comissão discutiu situação das mães bancárias e revezamento de equipes, entre outros assuntos
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor