Artistas e celebridades engajados
Nas peças da campanha nacional, organizada pelo Tribunal
Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho
(CSJT), o jogador do Barcelona Neymar Jr. gravou vídeo sobre a
importância dos estudos, lazer e esportes na infância. A mídia, divulgada no
Facebook pessoal do jogador foi visualizada por mais de 1,2 milhão de pessoas
em menos de 24 horas de divulgação.
No Rio de Janeiro, os atores Wagner Moura e Priscila Camargo
também mostraram à sociedade os malefícios do trabalho infantil. Os vídeos
foram produzidos pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro
(MPT-RJ), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e outras
instituições.
A atriz Dira Paes estrelou a campanha do Tribunal Regional
do Trabalho da 8ª Região (PA) e deu cartão vermelho para o trabalho infantil.
"O trabalho infantil é um problema meu, seu e de toda a
sociedade", diz Dira no vídeo.
Campanha nos estádios
A campanha da Justiça do Trabalho também ganhou notoriedade
em jogos de futebol realizados ao longo da semana. Com a ação do TRT da 9ª
Região (PR), o Clube Atlético Paranaense exibiu uma faixa antes do jogo contra
o Vasco da Gama, realizado no último sábado (6). Já na terça-feira (9), foi a
vez do Paraná Clube abrir espaço para o alerta de que três milhões de crianças
no país têm a infância sacrificada pelo trabalho precoce.
Os clubes catarinenses da Série A do Campeonato Brasileiro
também apoiaram a campanha em parceria com o TRT da 12ª Região (SC).
O Figueirense entrou em campo domingo (7), na partida
contra o Palmeiras, segurando uma faixa com o slogan "diga não ao trabalho
infantil". No próximo final de semana, será a vez de Avaí e Chapecoense
fazerem o mesmo em seus estádios, respectivamente, nos jogos contra Figueirense
e São Paulo.
No Rio Grande do Sul, faixas da campanha contra o trabalho
infantil foram exibidas no gramado antes da partida entre Brasil e Honduras
realizada na última quarta-feira (10), no Estádio Beira-Rio. No próximo domingo
(14), no jogo entre Grêmio e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, as crianças
que acompanharão os jogadores na entrada em campo estarão vestidas com a camiseta
da campanha "Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil". E, na entrada
do estádio, magistrados, servidores e apoiadores distribuirão material
informativo contra o trabalho infantil.
Palestras e audiências públicas
No Ceará, a erradicação do trabalho infantil será tema de
audiência pública, nesta quarta-feira (12), às 14 horas, na Comissão da
Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do estado. Na ocasião, o
Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (CE), o Ministério Público do
Trabalho e outros órgãos e entidades ligadas à proteção dos direitos de
crianças e adolescentes irão debater e propor soluções para acabar com
exploração de mão de obra infantil no Estado.
Em Santa Catarina, o TRT da 12ª Região promoveu cinco atos
públicos para mobilizar a população contra o trabalho precoce no estado,
problema que afeta quase 120 mil crianças. Um dos eventos abordou os mitos que
cercam o trabalho infantil.
Já na Bahia pais participaram de palestras nas escolas
explicando os malefícios de colocar as crianças para trabalhar. Palestras de
conscientização também marcaram a data no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª
Região (PE).
Em Brasília, os ministros do Tribunal Superior do Trabalho
Lelio Bentes e Kátia Arruda participarão, no dia 16 de junho, de audiência
pública na Câmara dos Deputados, promovida pela Comissão de Seguridade Social e
Família.
Outras ações
A campanha do TRT da 13ª Região (PB), com o mote "tem
criança que nunca pode ser criança", centraliza a discussão sobre a
oportunidade da criança de viver a infância no lugar que lhe é próprio, e será
divulgada em rádios de todo o país. Além disso, serão distribuídos panfletos
durante visitas em escolas do estado para divulgar as informações sobre
trabalho infantil doméstico.
O TRT da 2º Região (SP) iluminou sua sede e os fóruns da
capital paulista com a cor vermelha, que unifica nacional e internacionalmente
o combate ao trabalho infantil no chamado "Junho Vermelho", ação
proposta por entidades parceiras da causa. Já o TRT da 15ª Região, com sede em
Campinas, lançou, durante o Congresso Nacional de Direito do Trabalho e
Processual do Trabalho, um hotsite com informações e dados estatísticos sobre o
tema.
No Maranhão, a programação incluiu um curso sobre a
realidade do trabalho Infantil no estado. Juízes do TRT da 17ª Região
(ES) e procuradores do trabalho foram às ruas para distribuir material
informativo para alertar a população e incentivar a denúncia.
Em Goiás, uma parceria com a Ação Global Pela Educação
Contra o Trabalho Infantil reuniu as instituições judiciárias do estado. O TRT
da 18ª Região (GO) também confeccionou 5 mil panfletos para divulgar as 10
razões pelas quais crianças não devem trabalhar.
O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) preparou
outdoors para divulgação da campanha de erradicação do trabalho infantil, e os
magistrados estarão mobilizados para conscientização das partes com a
divulgação da logomarca nas atas de audiência e sentenças. A logo também estará
presente nas contas de energia do estado.
O TRT-MG promoveu a distribuição de uma cartilha do Programa
de Erradicação do Trabalho Infantil nas bilheterias da Estação Central do
metrô. O material aborda a definição de trabalho infantil, a legislação sobre o
assunto, a campanha para a sua erradicação e os compromissos assumidos pelo
Brasil.
Já na Bahia, o foco da campanha foram bares, restaurantes e
lanchonetes, devido ao grande número de menores trabalhando nas redes de fast-food
do estado. Cartazes e placas com o mote "sim à educação de qualidade, não
ao trabalho infantil" também foram fixados nas praças de pedágio.
Redes Sociais
Além da campanha protagonizada por Neymar Jr., as redes
sociais do TST divulgaram as dez razões para combater o trabalho infantil. Os
TRTs representantes do Distrito Federal e Tocantins, Amazonas, Rondônia e Acre,
Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apoiaram a campanha
via redes sociais e com divulgação em seus sites. *TST
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