Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 25\04\2024
Últimas Notícias
Falta d'água e de ar-condicionado sufocam bancários em São Paulo
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Condições de Trabalho | 16/01/2015 | 16:01:40
Falta d'água e de ar-condicionado sufocam bancários em São Paulo
Bancários denunciam o funcionamento de agências
 

Com os termômetros atingindo 35 graus e com a falta de consideração dos bancos, os bancários estão vivendo dias infernais no trabalho. Só este ano, até 14 de janeiro, o Sindicato de São Paulo já recebeu 49 reclamações relativas a problemas em sistema de ar-condicionado. A falta de água também faz parte das queixas dos trabalhadores, o que piora a situação.

Cobramos providências dos bancos e os bancários podem ajudar, denunciando ao Sindicato a falta de condições de trabalho", afirma a dirigente Marta Soares.

Falta água 

"Por conta da crise hídrica no estado, está faltando água e os bancos não estão fazendo nada para garantir as condições adequadas de trabalho. Só os trabalhadores olham uns pelos outros: tem agência do Itaú em que gerente está comprando água para garantir a abertura da unidade", relata Marta. A queda no abastecimento compromete as condições mínimas de trabalho, como o uso dos banheiros.

"Estamos encaminhando carta às direções dos bancos, com cópia para a Fenaban, para exigir que atendam rapidamente os chamados de falta d'água feitos pelos responsáveis pelo setor administrativo das unidades e pelos trabalhadores dos locais afetados", informa a dirigente.

"Também exigimos o fechamento da unidade de trabalho e a transferência, ou realocação, dos funcionários até o reestabelecimento do fornecimento de água, seja por intermédio da Sabesp, ou pela contratação de carros-pipa pelos bancos", ressalta.

Desde o início da crise, em 2014, o racionamento foi admitido pela primeira vez pelo governador Geraldo Alckmin somente nessa quarta-feira, um dia depois de a Justiça negar a cobrança de multa a quem aumentar o consumo.

Falta refrigeração

Outro fator que tem transformado o trabalho bancário em um inferno é a falta de aparelhos de ar-condicionado.

No Itaú, por exemplo, a agência do Parque Novo Mundo está há mais de uma semana sem abrir as portas porque peças do sistema de climatização foram roubadas, pela parte exterior, em 5 de janeiro. A questão ainda não havia sido resolvida até o fechamento desta edição.

Funcionários do Banco do Brasil da Avenida Mutinga, no Jardim Maristela, estão à base de ventiladores, que não aliviam, assim como a unidade do Itaú da Aclimação, ambas com o ar-condicionado quebrado. Os trabalhadores do Itaú da Alameda Nothman, de Campos Elíseos, e da Avenida Liberdade, São Joaquim, também tiveram problemas.

Na Avenida Paulista, o prédio da Superintendência do Banco do Brasil está sem ar desde segunda-feira, e o banco Daycoval, desde dezembro.

Já o Itaú da Rua Conselheiro Moreira de Barros, Santana, está funcionando de modo capenga: com 50% de sua capacidade. Também usa metade da climatização o HSBC do Pico do Jaraguá, é o que apontam denúncias feitas ao Sindicato.

"Estamos cobrando caso a caso uma solução. Mas, a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado deve ser feita durante todo o ano, de modo preventivo", ressalta Marta. Vale lembrar que a falta de limpeza nos filtros e dutos causa o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas. "O cuidado com esses aparelhos evita doenças e males que podem afetar a saúde dos bancários. Com manutenção adequada, o banco poderia respeitar seus empregados e seus clientes. E também ganharia com redução no consumo de energia elétrica, por exemplo", completa a dirigente.

Fonte: Seeb SP
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Condições de Trabalho | 10/11/2020
Santander planeja terceirizar call center sem negociar com trabalhadores
Planos de transferência do call center e telemarketing de SP e RJ para Novo Hamburgo (RS) preveem o fechamento de postos bancários
Condições de Trabalho | 07/02/2019
Negociação da mesa da Cassi tem discussões sobre governança e custeio
Entidades representantes dos funcionários apresentam contraproposta de governança
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor