Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
SindBancários publica artigo sobre insegurança nos bancos
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Artigo | 15/01/2014 | 15:01:26
SindBancários publica artigo sobre insegurança nos bancos
Texto foi escrito pelo presidente Mauro Salles
 
O jornal Zero Hora desta quarta-feira, 15/01, publicou artigo do presidente do SindBancários, Mauro Salles, sobre o clima de insegurança que vem crescendo nos bancos.

Confira abaixo o texto na íntegra:

Entre o mar e o rochedo

Reportagem do jornalista gaúcho Giovani Grizotti, veiculada no programa Fantástico, da RBSTV, do domingo passado, 12 de janeiro, mostra uma nova forma de ação de quadrilha de assaltantes contra bancos e bancários. Em vez de armas, os ladrões usam a esperteza. Desviam a atenção dos bancários, ingressam nas tesourarias e saem com somas vultosas de dinheiro sem serem notados. Há casos em que os ladrões chegam a pescar malotes. A quadrilha age em todo o Brasil. Alguns de seus integrantes foram presos na semana passada.

Há um bom tempo denuncio a situação de insegurança e medo por que passam os bancários. Quadrilhas que sequestram gerentes ou algum familiar dele. Trabalhadores de agências inteiras são amarrados nas agências por horas. Explosivos são detonados sob prédios residenciais ou comerciais. O medo é tanto que os bancários estão pressionados. Ficamos entre o mar e o rochedo.

Não temos vocação para marisco. Temos sim disposição para lutar por ambiente de trabalho decente. Mas isso tem sido muito difícil. Os investimentos dos bancos em medidas efetivas de segurança são insuficientes, assim como a fiscalização das autoridades ao cumprimento da legislação. Certamente, os ladrões criativos mostrados na reportagem teriam muito mais dificuldades se as bancadas dos caixas fossem adequadamente dimensionadas e se o acesso às áreas internas fosse restrito. Há agências com banheiro para clientes – exigência legal – ao lado ou próximo à tesouraria.

As consequências são dramáticas. Verdadeiros traumas familiares se instalam nos lares dos bancários. Além do trauma e do medo, a reportagem mostra o estigma social que recai sobre o trabalhador por ter sido enganado. O bancário é refém de um sistema de segurança extremamente falho e recebe a culpa. Somos duas vezes vítima: dentro e fora da agência.

Os bancos são insensíveis ao sofrimento e ao investimento adequado contra a violência. As agências precisam de mais equipamentos de segurança previstos em lei. Biombos impedem a visibilidade e previnem assaltos quando clientes saem dos bancos, a chamada saidinha. Mais vigilantes e mais funcionários nas agências reduzem as chances de estranhos entrarem em tesourarias sem serem vistos.

Mais uma vez fazemos um grito de alerta e pedimos socorro. A falta de respeito adoece os bancários. A cada tragédia cresce o sofrimento. Será que apenas uma grande tragédia sensibilizará as autoridades a tomarem uma atitude? Não podemos esperar mais. Já temos tragédias demais.

* Imprensa SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Artigo | 14/08/2020
Garantir nossos direitos e proteger a saúde de todos(as)
Mesa Saúde Campanha Nacional: Bancos querem dificultar o direito ao afastamento para tratamento de saúde
Artigo | 12/09/2019
A irracionalidade de vender o Banrisul (por Sérgio Hoff)
Artigo de Sérgio Hoff, diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor