Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
Sindicato e Fetrafi têm encontro com relator da PEC 280
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 13/11/2019 | 16:11:02
Sindicato e Fetrafi têm encontro com relator da PEC 280
Sindicalistas debateram, nesta manhã, com o deputado Elisandro Sabino (PTB), sobre mudança constitucional que pode privatizar o Banrisul, Procergs e Corsan
 
 
A Proposta de Emenda Constitucional 280/2019 (PEC), que pretende dispensar a realização de plebiscito para que seja possível vender o Banrisul, a Corsan e a Procergs, está sob forte debate na Assembleia Legislativa. Para saber a opinião e esclarecer a posição do relator da proposta que fragiliza os empregos e o papel social destas empresas, diretores da Fetrafi-RS e do SindBancários estiveram reunidos na manhã desta quarta, 13 de novembro, com o deputado Elisandro Sabino (PTB), relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 
Ele preferiu uma posição dúbia: "A questão tem dois aspectos. No aspecto legal, eu defendo que a PEC não é ilegal”. Sobre o aspecto político, ele frustrou as expectativas, dizendo que  vai se manifestar de acordo com a orientação do governo. Portanto, no relatório que deverá apresentar hoje, vai se mostrar favorável à PEC. Já o presidente do SindBancários foi ao ponto: "Mesmo dentro das bancadas governistas, não há unanimidade sobre a validade desta PEC, e inclusive há deputados que apontam vício de origem na Proposta. Precisamos seguir nesta luta”, disse Everton Gimenis.
 
Para os dirigentes presentes na reunião, agora é o momento de forçar a mobilização da categoria para pressionar os deputados na próxima reunião da CCJ. A diretora da Fetrafi-RS Denise Falkenberg Correa, que também participou do encontro com o relator da PEC, juntamente com os diretores Ana Maria Betim Furquim, Sérgio Hoff e Fabio Soares Alves, reforçou a necessidade de juntar forças na luta por esta causa: "Esta PEC é antidemocrática. E para se ter uma ideia, basta dizer que 104 pequenos municípios gaúchos só contam com o Banrisul, pois os bancos privados não têm interesse em trabalhar nestes lugares, onde a lucratividade é menor”, informou.

Moções em 109 municípios


Ana Maria, por sua vez, disse que a agenda com o relator da proposta da PEC foi importante: "Nos motiva mais a lutar para manter o Banrisul, a Corsan e a Procergs como empresas públicas. Continuamos fazendo o debate nas câmaras de vereadores de todo o estado, onde já obtivemos 109 moções contra a PEC”, revelou. Fabio Soares complementou: "Quanto menores as cidades, mais necessitam do banco e destes serviços em caráter público”.

Frente a este quadro, Everton Gimenis destacou que o engajamento e a participação dos bancários e dos funcionários das outras estatais ameaçadas pode fazer toda a diferença: "Na próxima reunião da CCJ na Assembleia Legislativa, a presença de todos vai ser fundamental”, concluiu.
 
 
Fonte: SindBancários Porto Alegre e Região, com edição da Assessoria de Comunicação da Fetrafi-RS
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor