Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 20\08\2018
Últimas Notícias
Primeira mesa de negociação com o Banrisul termina em frustração
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 06/08/2018 | 09:08:27
Primeira mesa de negociação com o Banrisul termina em frustração
Depois de mais de 50 dias de espera, o aguardado encontro com os representantes do banco não trouxe nenhuma proposta e nenhuma garantia da manutenção do Acordo Específico.
 
 
Frustração. Esse é o sentimento que resume a primeira reunião de negociação com o Banrisul, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 6, na sede da Fetrafi-RS. Depois de aguardarem por mais de 50 dias para dialogar com o banco, os banrisulenses levaram um banho de água. O encontro tão aguardando redundou em nenhuma proposta apresentada e nenhuma garantia da manutenção do Acordo Específico. "A categoria está insegura e apostava muito nesta negociação de hoje. O que nos interessa, nesse momento, é que o Banrisul garanta a renovação do nosso acordo específico”, resumiu o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha. A Diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa, ressaltou que o acordo coletivo do Banrisul é uma conquista dos banrisulenses. "Todas as cláusulas e conquistas foram fruto das árduas lutas coletivas. Portanto, é inadmissível a postura do banco de sequer se comprometer com a renovação", enfatiza.
A única garantia que o banco apresentou na mesa é de que vai seguir o acordo com a Fenaban. De acordo com o negociador do Banrisul, Gaspar Saikoski, a diretoria do banco não tem interesse em tirar direitos e conquistas dos trabalhadores.  Ele também afirmou que o banco pretende chegar a um acordo na mesa de negociação antes do dia 31 de agosto, quando termina o acordo específico dos banrisulenses. Mesmo com a insistência dos membros do Comando Nacional dos Banrisulenses, que estiveram na mesa de negociação, o banco seguiu a tendência das últimas negociações com a Fenaban e saiu do encontro sem apresentar propostas. "Tentamos de todas as maneiras tirarmos uma proposta, que o banco revelasse suas reais intenções para esta campanha salarial. Agora, é aguardar a proposta que a Fenaban deve apresentar nesta terça-feira, dia 7”, afirma. 
 
Assista ao vídeo e confira as impressões dos membros do Comando Nacional dos Banrisulenses sobre a primeira mesa de negociação com o banco.
 


Nova rodada será na próxima sexta-feira, dia 10
 
De concreto na reunião, apenas a confirmação de um segundo encontro para efetivamente iniciar a negociação. Será na próxima sexta-feira, dia 10 de agosto, às 11h, na Associação dos Bancos do RS (ASBANCOS), no Centro de Porto Alegre. Neste dia, os banrisulenses farão uma vigília no local da reunião de negociação. O Comando Nacional dos Banrisulenses decidiu fortalecer a agenda de mobilização. Antes da próxima reunião, os Banrisulenses estão convocados a participar das assembleias de avaliação da proposta da Fenaban, na próxima quarta-feira, dia 8 de agosto, às 18h, nos Sindicatos da sua região. As assembleias também irão deliberar sobre a participação e as ações para o Dia do Basta, Dia Nacional Luta convocado pelas Centrais Sindicais em defesa dos direitos dos trabalhadores, que também irá acontecer na sexta-feira, dia 10. "Os trabalhadores bancários, especialmente os banrisulenses, terão que jogar com muita força e contribuir nesse dia 10, para que essa atividade seja de grande sucesso. Só assim poderemos mostrar aos banqueiros da nossa força, da nossa disposição de luta e que nós não vamos abrir mão de direitos e que queremos avançar em melhorias para a categoria”, afirma Rocha. 

Agenda da negociação com o Banrisul:

8 de agosto (quarta-feira), às 18h - Assembleia nos sindicatos para avaliação da proposta da Fenaban e para decidir como será a mobilização para acompanhar a segunda mesa de negociação com o banco.

10 de agosto (sexta-feira), às 11h – Acontece a segunda mesa de negociação com o banco na Associação dos Bancos do RS (Rua dos Andradas, 1.234 – 17º andar – Centro de Porto Alegre).
 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 17/08/2018
Negociação continua na terça e só termina com proposta decente ou em impasse
Setor mais lucrativo do país pode pagar aumento real e garantir direitos dos trabalhadores; bancários estarão mobilizados em semana de luta no Brasil.
Campanha Salarial | 16/08/2018
Bancários cobram proposta com aumento real e respeito aos empregos
​Sétima rodada de negociação da Campanha 2018 será realizada nesta sexta; trabalhadores esperam proposta final prometida pelos bancos desde 1º de agosto.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor