Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
Debate jurídico aborda impactos da reforma trabalhista
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Direito do Trabalhador | 31/07/2017 | 16:07:12
Debate jurídico aborda impactos da reforma trabalhista
Assessores e dirigentes discutiram formas de resistência às mudanças
 
 

Mais de 60 advogados, assessores e dirigentes sindicais participaram da reunião do Coletivo Nacional Jurídico Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), na sexta-feira 28, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, para debater a reforma trabalhista e seus impactos nas relações de trabalho, individuais e coletivos, dos bancários.

No início do encontro, Daniella Muradas, professora associada da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutora em Sociologia do Trabalho, pelo IFCH da Unicamp (2014), fez uma apresentação dos principais pontos da Reforma Trabalhista apontando para um verdadeiro desmonte nos direitos sociais. A professora relatou experiências vividas em países europeus que também fizeram varias alterações nos direitos trabalhistas.

No dia seguinte, Muradas participou também da 19ª Conferência Nacional dos Bancários, no painel sobre a reforma trabalhista.

Depois de uma ampla análise dos impactados das alterações da reforma, os presentes fizeram reflexões e apontamentos para que os trabalhadores, através de suas entidades, reajam no sentido de resistir e questionar os pontos que fragilizam e retiram direitos dos trabalhadores.

 "O momento não é apenas de ficar lamentando, mas sim de buscar alternativas concretas para enfrentar essa situação adversa. Isso requer unidade, organização e debate técnico e político sobre a reforma imposta pelo governo golpista”, declarou Mauri Sérgio Martins de Souza, secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT.

Entre as ações definidas está a realização, no mês de setembro, de um seminário nacional para construir um plano de ações que vise assegurar direitos históricos dos trabalhadores.

*Seeb São Paulo
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Direito do Trabalhador | 17/06/2020
Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários
Engajamento das centrais sindicais e partidos que defendem a classe trabalhadora foi fundamental para a melhoria da proposta
Direito do Trabalhador | 08/06/2020
Comando cobra que bancos retirem alterações do artigo 224 na MP 936
Fenaban responde que não retira, mas que não haverá alteração da jornada, como definido na CCT da categoria e, propõe, inclusive, prorrogar acordo de manutenção da jornada atual
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor