O painel contou com exposições do secretário de Comunicação da CUT
Nacional, Roni Barbosa, do secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir
Wiederkehr, do diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, e da diretora do
SindBancários, Ana Guimaraens. Os dirigentes da CUT e dos dois
sindicatos abordoram a atuação que desenvolvem na área da comunicação.
O diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, salientou a trajetória do jornal
Extra Classe, do Sindicato, dizendo que  "é o maior destaque na
comunicação do Sinpro”. Ele ressaltou que a entidade mantém publicações
mais direcionadas para a base, como os boletins informativos que são
enviados pelo correio ou entregues nos locais de trabalho. "Como
acontece em qualquer Sindicato”, explicou, "porém o Extra Classe nasceu
da necessidade de abordamos outros assuntos com a nossa base e,
posteriormente, passamos a dialogar para a sociedade em geral”.
Marcos ressaltou que a sustentação do jornal é uma preocupação
recorrente. "Já houve uma campanha de assinaturas, o que não deu certo.
Temos espaço para anúncios e estamos sempre em busca de parcerias”,
contou.
Mais visibilidade
O jornal foi lançado em março de 1996 e 18 anos depois, em 2014, a publicação foi para a internet no extraclasse.org,
onde além da reprodução das matérias, que estão no formato impresso, há
também produção exclusiva para o site. "Isso surgiu da necessidade de
ampliarmos o número de leitores”, disse.
Atualmente, a versão impressa vai para os trabalhadores associados,
que recebem a publicação em casa e há também a distribuição em pontos da
cidade de Porto Alegre. A tiragem é de 25 mil por mês. "O Extra Classe é
a vitrine do nosso Sindicato”, classificou o diretor. "Ele é a
expressão de uma política de comunicação e isso não se faz sem
profissionais de comunicação.”
"É um projeto exitoso, que sempre teve o apoio das direções que se
sucederam ao longo desse tempo e que sempre tiveram muito respeito com a
linha informativa do Sinpro”, sublinhou Marcos. Para ele, as entidades
devem sempre buscar o diálogo com a sociedade, mas "o nosso primeiro
desafio é dialogar com a nossa própria base.”
O Sinpro também conta a revista semestral "Textual”, aplicativo para os associados, site e atuação nas redes sociais.
Comunicação como estratégia política
Para o secretário de Comunicação da CUT Nacional, Roni Barbosa,
seminários como este "trazem a comunicação para o centro do debate e da
estratégia política das entidades”. Ele destacou o protagonismo da CUT
na luta contra o golpe, o que, segundo o dirigente, aumenta ainda mais a
responsabilidade.
"Esse golpe nos mostrou o poder da mídia no Brasil”, enfatizou Roni,
"o que torna impossível não debatermos a comunicação que realizamos nos
sindicatos e com a sociedade. Pois precisamos disputar a opinião, falar
com o maior número possível de pessoas”.
Roni citou o Encontro Nacional de Comunicação da CUT (Enacom),
realizado este ano, onde foram definidas as diretrizes da comunicação
cutista. "Todos os sindicatos filiados a nossa Central devem se
apropriar dessas diretrizes”. Para ele, o maior desafio é organizar a
comunicação dos sindicatos a trabalharem de forma conjunta, com pautas
unitárias.
A informação tem que estar onde as pessoas vão buscar essa informação
Para a diretora do SindBancários, Ana Guimaraens, o fazer comunicação
num sindicato passa por diversos elementos, desde recursos humanos,
investimentos, estrutura, planejamento e parcerias.
"O Sindicato tem jornal impresso, matérias para o site, coberturas em
vídeos, charges, artes (folders, banner, cartazes, cartilhas…), spots
para rádio e carro de som. Nós procuramos sempre produzir muito
conteúdo”, contou Ana.
A dirigente mostrou números que provam o crescimento de acessos e
curtidas nas redes sociais do sindicato. "Mas isso é fruto de estudo e
planejamento”, ressaltou. "A informação tem que estar onde as pessoas
vão buscar essa informação”, salientou.
"Fazer jornalismo é o nosso maior desafio e investimos nisso”,
ressaltou, acrescentando que o foco é no sindicalismo, trabalhadores e
luta de classe. "A comunicação é a coisa mais socialista do mundo”,
finalizou.
Investir em comunicação é fundamental
O secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, abordou o
trabalho de comunicação da CUT-RS com melhorias e atualização permanente
no site e fanpage da Central nas redes sociais.
"Retomamos o Coletivo de Comunicação, com reuniões de dois em dois
meses. Esse seminário, por exemplo, surgiu em um desses encontros”,
contou Ademir, divulgando que a partir de agora as reuniões serão
mensais "para articular e fortalecer ainda mais a nossa rede”.
O dirigente ressaltou também a atuação da CUT-RS no último período,
destacando a formação dos Comunicadores pela Democracia, que realizou
inúmeras atividades na luta contra o golpe. "Estamos também na
coordenação estadual do Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela
Democratização da Comunicação (FNDC), junto com o Sindicato dos
Jornalistas e do Sindsepe”.
Desde agosto, a CUT-RS tem uma parceria com a TVT, a TV dos
Trabalhadores, para a realização de vídeos que são exibidos no Seu
Jornal, o noticiário da emissora que vai ao ar de segunda a sábado, das
19h às 19h45, podendo ser assistido pelo site da TVT e em canais abertos
de São Paulo, Mogi das Cruzes (SP), ABC e Brasília.
Muitos desafios
Para Ademir, o principal desafio é aumentar os investimentos, as
parcerias e o trabalho em rede, dentre outros pontos. "Temos o desejo de
ter uma retransmissora da TVT no estado, organizar uma rádio comercial e
um jornal alternativo”, declarou.
Por fim, o dirigente mostrou o site da CUT-RS, explicando as editorias e o funcionamento das seções do portal.
Carta de Porto Alegre
No final do seminário, foi lida e aprovada com alguns ajustes a Carta
de Porto Alegre – "Comunicação, Democracia e Resistência”. O texto de
três páginas contém a avaliação do momento político do país, a posição
contrário à PEC 55 e às reforma da previdência e trabalhista. O
documento se opõe à MP que desmonta a EBC e aos projetos de extinção da
TVE, FM Cultura e Corag. Também enfatiza a defesa da democratização da
comunicação e defende a profissionalização da comunicação sindical com a
contratação de jornalistas e profissionais de comunicação.
O texto final será divulgado na próxima semana.
Assista ao vídeo exibido no Jornal da TVT sobre o evento
*CUT/RS
Fotos: Fetrafi/RS e Caco Argemi