Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 01\05\2024
Últimas Notícias
Emir Sader desafia esquerda brasileira à reorganização
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Comunicação | 01/12/2016 | 18:12:41
Emir Sader desafia esquerda brasileira à reorganização
Sociólogo denuncia manipulações da imprensa conservadora
 
 

O painel "O Brasil e a Comunicação que Queremos”, com o sociólogo Emir Sader, desafiou os participantes do Seminário Estadual Comunicação, Democracia e Resistência” ao debate sobre a importância da reorganização da esquerda brasileira. Para o painelista, apesar obter a maioria progressista nas urnas, os governos democráticos e populares não conseguiram gerar consciência política para reconhecimento de suas realizações. Além disso, Emir destacou os grandes investimentos privados nas eleições para garantir a eleição do Congresso menos representativo da história do país.


"Temos realizações extraordinárias para contar, formidáveis. Quem tem alguma ilusão percebe agora nos retrocessos atuais, que se avançou pouco em relação aos problemas herdados de outros governos. Questões importantes não foram resolvidas lá atrás, entre elas a dissolução dos monopólios de comunicação, o que não é simples. Nenhum desses congressos que tivemos nos últimos tempos, aprovaria coisa alguma pela democratização da comunicação. Muitas razões levaram ao golpe, mas duas delas foram estas questões mal resolvidas: não democratização da comunicação e a hegemonia do capital financeiro.

O painelista citou as políticas sociais, que colocaram a Caixa na posição de segundo banco mais importante do país. "Isso dói na cabeça e no bolso dos bancos privados. E a Caixa chegou lá em cima, não às custas de juros altos, mas através das políticas sociais de distribuição de renda, como o Bolsa Família, que beneficiou 60 milhões de pessoas no Brasil”.

Falta de representatividade no Congresso

"O fator determinante que levou à queda da Dilma e está levando aos retrocessos brutais é a enorme maioria que a direita constituiu no Congresso Nacional. Temos um Congresso com enorme lobby do agronegócio e três representantes dos trabalhadores rurais. Temos um enorme lobby da educação privada e cadê a bancada para defender a educação pública? Temos um enorme lobby da saúde privada e cadê a bancada para defender o SUS e o Mais Médicos? Mas não é só isso. Cadê as bancadas dos metalúrgicos, dos bancários, dos jornalistas, das mulheres, dos jovens e dos negros?

Para Emir, para democratizar o estado é preciso compreender a importância do Congresso Nacional. "As eleições mostraram o isolamento da esquerda para o conjunto da sociedade brasileira. O movimento sindical, por exemplo, representa muito menos do que deveria representar. A massa popular beneficiada pelas políticas sociais não está organizada. A esquerda brasileira não foi capaz de aproveitar a maioria nacional progressista para dar organização a essa gente, às gerações novas, para que elas pudessem se expressar. Temos movimentos novos, mas ainda há pouca representação política e formação lideranças”, avalia.

Manipulações da Mídia x Poder

Emir Sader também denunciou as manipulações da mídia não só ao longo do processo de impeachment da presidenta Dilma, mas nas eleições de outubro. Segundo ele, os meios de comunicação conservadores fizeram movimentos estratégicos para reiterar o discurso de falência do estado e incompetência na gestão do dinheiro público. "Estamos perdendo essa luta. Claro que nós temos instrumentos pequenos. Nós, na Internet fazemos guerrilha. Mas quem entende de estratégia militar sabe que o exército regular é o deles. Eles é que definem a agenda nacional e nós corremos atrás para desmentir, para disputar, mas não temos capacidade de enfrentar mesmo nos juntando porque não temos rádio e televisão. Está tudo na mão deles”.

Democratização da Comunicação

"Vamos ser claros. Se hoje nós tivéssemos uma democratização dos meios de comunicação e um terço das concessões fossem para a comunidade, nós teríamos conteúdo para convencer a massa da população? Ainda não estamos com os argumentos prontos para recuperar a ideia de Estado. Essa política que está aí não serve. Tem que ser outra política, voltada para a reforma do Estado, com representação controlada pela cidadania”, enfatizou.

*Comunicação/Fetrafi-RS

 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Comunicação | 06/07/2020
Bancários na pandemia e banqueiros na Suíça: Fetrafi-RS lança “Real News: a verdade sem filtro”
Série de vídeos para a internet fala sobre a realidade dos trabalhadores durante a pandemia de forma bem-humorada
Comunicação | 16/06/2020
Estreia Central do Brasil, rede nacional dos movimentos sociais
Assista ao programa transmitido pelo YouTube da TVT
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor