Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
Vigilantes param três agências do Santander em Porto Alegre
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Categorias | 22/11/2016 | 10:11:51
Vigilantes param três agências do Santander em Porto Alegre
Trabalhadores protestam contra proibição de almoço
 
 

Os vigilantes paralisaram três agências do Santander, na manhã desta segunda-feira (21), no centro da capital gaúcha, em protesto contra a determinação do banco espanhol, que proíbe os vigilantes de almoçarem desde setembro. As portas das unidades não abriram para os clientes, permanecendo fechadas até o meio-dia. O movimento atingiu as agências Centenária, Sete de Setembro e Porto Alegre, na quadra entre a Praça da Alfândega e a Prefeitura.

Para cortar despesas, o banco adotou esta medida em todo o país, causando a demissão, em Porto Alegre, de mais de 100 vigilantes das empresas terceirizadas que prestam serviço nas agências. Eles faziam o revezamento do horário de intervalo, a chamada rendição de almoço (RA). Enquanto isso, o Santander lucrou R$ 6,6 bilhões nos primeiros nove meses de 2016.

Cinicamente, o banco diz que os vigilantes podem "almoçar” às oito horas da manhã ou depois do final do expediente. "Já oficiamos o banco, pedindo a revogação dessa medida absurda, também fizemos um protesto na frente à agência Centenária, na última quarta-feira, mas não houve resposta nenhuma e tivemos que adotar essa atitude mais drástica”, disse o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Sul, Loreni Dias.

Faixas, cartazes e panfletos denunciaram a situação à população: "Este banco não respeita os direitos dos vigilantes”, "Santander não permite que os vigilantes almocem”, "Banco quer escravizar os vigilantes”, eram algumas das frases mostradas à clientela do Santander. "Quero lhes desejar boa sorte, a população não sabe a pressão que os trabalhadores, em todos os setores, estão sofrendo hoje em dia, particularmente vocês”, disse uma senhora que passava em frente ao banco.

O Sindivigilantes do Sul, que tem como base mais de 300 municípios no Estado, agora está mobilizando sindicatos de outras cidades, como Pelotas, Novo Hamburgo, Uruguaiana e Lajeado, a se juntarem à mobilização, bem como de outros estados, com o apoio da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV).

"O Santander não faz ideia do prejuízo que isso vai trazer para sua imagem no país todo, pois quem vai querer ser cliente de um banco com mentalidade escravocrata, que impede os trabalhadores até mesmo de almoçar?”, ressaltou o presidente Dias. O sindicato também ingressou com ação judicial solicitando o cumprimento imediato da CLT, que garante o intervalo para descanso e as refeições a todos os trabalhadores.

O protesto contou também com o apoio da CUT-RS e do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.

*Imprensa/ Sindvigilantes do Sul
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Categorias | 08/03/2019
BB paga 2ª parcela da PLR
​Tabela traz detalhes dos valores por cargo.
Categorias | 07/01/2019
Setor bancário corta mais de 1.500 empregos em 2018
Somente no Rio Grande do Sul, foram fechados 195 postos de trabalho.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor