Em 2015, o governo Dilma cortou nada menos que R$ 206
milhões em publicidade da Rede Globo e suas cinco TVs abertas (São Paulo, Rio
de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Recife), de acordo com dados divulgados
pelo jornalista Fernando Rodrigues, do Uol.
O montante cortado da Globo representa 34,9% de toda a verba
publicitária reduzida pelo Planalto no ano passado – um total de R$ 591,5
milhões. A empresa da família Marinho é a que mais recebe publicidade do
governo federal no meio televisivo, mas vem perdendo essa fatia anualmente
desde o governo Lula.
A revista Veja, um dos veículos que mais defendeu a campanha
do impeachment, perdeu 78% dos recursos de propaganda do governo federal – de
R$ 21,2 milhões, em 2014, para R$ 4,6 milhões no ano passado. O gasto total com
o seguimento revistas caiu de R$ 116 milhões, em 2014, para R$ 66 milhões
(43%).
Enquanto isso, os jornais impressos – O Globo, Folha de S.
Paulo, O Estado de S. Paulo e Valor Econômico – receberam R$ 55,8 milhões a
menos em 2015. Já o gasto do governo com as versões digitais desses jornais
cresceu no ano passado. O meio internet foi o único cuja destinação
publicitária cresceu no ano passado.
Confira os números aqui. *Brasil 247
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