Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
 
Formação
 
O avanço das transformações do mundo do trabalho, através da reestruturação produtiva, cujo modelo tecnológico adotado é extremamente excludente, tem atingido severamente os trabalhadores do ramo financeiro. As organizações, principalmente as instituições financeiras, foram impregnadas por estas políticas, transformadas em uma ideologia que disputa as mentes e os corações dos trabalhadores, com a estratégia de coptação, estabelecendo a competição e o individualismo.
 

Esta estratégia tem atingido o imaginário de homens e mulheres do setor financeiro. Por outro ângulo, causa a perda da auto-estima dos trabalhadores e a desagregação destes com as entidades sindicais, que historicamente foram para a linha de frente, não apenas nas lutas específicas da categoria, mas da classe trabalhadora de modo geral, no estado do Rio Grande do Sul e no país.

Considerar estes aspectos para pensar uma Política de Formação voltada para a categoria bancária, exige ainda uma reflexão do futuro destes trabalhadores e trabalhadoras, quer empregados ou desempregados, para que estes cumpram o seu papel político em uma sociedade globalizada, sustentada na telemática e que venham a influenciar ativamente as mudanças necessárias para uma sociedade justa e igualitária.

Diante deste quadro, pode-se afirmar que a Política de Formação da FETRAFI-RS é tão estratégica quanto a construção do Ramo Financeiro e da implementação do Sistema Democrático das Relações do Trabalho.

Para dar conta desse desafio, a Federação vem implementando e avançando em uma estratégia que garanta a formação de quadros dirigentes, comprometidos com a luta dos trabalhadores, capacitados para a intervenção local e estratégica e que construa uma legitimidade necessária para ser dirigente de ponta da categoria e da classe.

Diretora de Formação:
Ana Maria Betim Furquim
anafurquim@fetrafirs.org.br
 
 
Conteúdo    
 
 
 
  Institucional
Comunicação/Imprensa
Saúde e Condições de Trabalho
Assuntos Jurídicos
Equipe
Formação
 
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
  Lucrômetro
Lucrômetro
Sobre o Lucrômetro
Metodologia
Indicadores
Apresentações em Eventos
Análises de Balanços

 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor