O Banco Central (BC) computou 3.987 reclamações contra
bancos e financeiras em outubro, com alta de 17,6% em relação às queixas de
setembro. Esse volume de reclamações considera apenas aquelas tidas como
procedentes, que infringem normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional
(CMN). Colocando na conta reclamações reguladas que não ferem normas e as
reclamações não reguladas que ferem, por exemplo, normas fora da alçada do BC,
o total de queixas sobe a 21.068 no mês passado, também acima das 19.671 vistas
em setembro. Uma reclamação pode infringir mais de duas normas ao mesmo tempo.
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No ranking de reclamações de instituições com mais de 2
milhões de clientes, a Caixa Econômica Federal (CEF) permaneceu na liderança
com índice de 11,09, resultado de 863 reclamações procedentes para 77,780
milhões de correntistas. O Bradesco se manteve na segunda posição, com índice
de 9,19 (que reflete 705 reclamações para 76,695 milhões de clientes). O Itaú
Unibanco seguiu na terceira colocação. O HSBC saiu da quinta para a quarta
colocação e o Santander ficou em quinto.
Para construir o ranking, o BC divide os bancos entre
aqueles com mais de dois milhões de clientes e os com menos de dois milhões.
São considerados clientes aqueles com depósitos (contas correntes e poupanças)
cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com operações de crédito e
outros tipos de depósitos não cobertos pelo FGC. Para chegar ao índice que
define a posição no ranking de reclamações, o BC computa o número de
reclamações procedentes, divide pelo número de clientes da instituição
financeira e multiplica por um milhão.
Entre os bancos e financeiras com menos de dois milhões de
clientes, Agiplan lidera, com índice de 4.064, que capta 480 reclamações para
118.104 clientes. Na sequência aparecem BNP Paribas, BMG, Daycoval e Bic.
No ranking geral de reclamações, as queixas envolvendo
"irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou
legitimidade das operações e serviços relacionados a cartão de crédito”
lideraram, com 552 ocorrências. A Caixa apresenta 355 ocorrências desse tipo. Em
segundo lugar está a "ausência de título adequado relativo a cartão de crédito
consignado”, com 526 indicações, sendo 389 da Agiplan. Na sequência aparecem as
restrições à realização e portabilidade de operações de crédito consignado, com
410 queixas, com o BNP concentrando 284 ocorrências. *Valor Econômico
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