Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Vídeos sensibilizam população contra o trabalho precoce
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Trabalho Escravo | 02/06/2015 | 10:06:12
Vídeos sensibilizam população contra o trabalho precoce
Iniciativa integra ação mundial pelo direito à infância
 
 

Foi dada a largada! O mês de Junho é conhecido mundialmente o mês contra o trabalho infantil. Justamente por isso, foram lançados vídeos produzidos pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho na 1ª Região, o Movimento Humanos Direitos (MHuD) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Rio de Janeiro (FNPETI/RJ) que integram a mobilização nacional encabeçada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Os vídeos fazem parte de uma ação para o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.


Estrelados com os Atores Vagner Moura e Priscila Camargo os vídeos têm mensagens que mostram o prejuízo do trabalho precoce com crianças e adolescentes, além de orientações sobre como a sociedade pode denunciar esta prática irregular. O objetivo dos vídeos é mobilizar a população à contribuir para a erradicação do trabalho infantil.

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=9VBlt-u5Y5Y

https://www.youtube.com/watch?v=ZEm597O70WA

Trabalho infantil

Segundo o Estatuto da Criança e adolescente é considerado criança a pessoa até 12 anos incompletos e adolescentes entre 12 e 18 anos de idade. Existem 31 milhões de trabalhadores nesta faixa etária, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (PNAD) divulgada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Mas já foi pior, na mesma pesquisa mostra que o Brasil registrou queda do trabalho infantil de 12,35% em2013.

Para o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), os dados ainda são preocupantes e apontam que, se mantido este ritmo, o Brasil dificilmente alcançará a meta de erradicar todas as formas de trabalho infantil até 2020. O País ainda possui meio milhão de crianças e adolescentes trabalhando na faixa etária de 5 a 13 anos, 61 mil de 5 a 9 anos e 446 mil de 10 a 13 anos.

Sobre o 12 de Junho

12 de Junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei nº 11.542/2007, mas instituições e militantes que lutam pelo fim do trabalhado infantil começam as campanhas desde o início do mês. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo FNPETI em parceria com os Fóruns Estaduais e suas entidades membros. Em 2015 o tema da campanha mundial é "Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade” e tem como símbolo o cata-vento, brinquedo de 5 pontas coloridas (azul, verde, amarela e laranja). O desenho é considerado lúdico, e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e é ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo.

Erradicação do trabalho infantil, compromisso de todos

A erradicação da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes é um dos objetivos de desenvolvimento do milênio definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 12 de Junho é a data que marca o combate ao trabalho infantil. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação filiada a CUT (CNTE-CUT) também está engajada na tarefa de combater as diversas formas de trabalho infantil e lembra que o acesso a uma educação pública gratuita e de qualidade pode mudar o cenário da exploração de crianças e adolescentes no Brasil. "Porque a criança quando trabalha ela acaba saindo da escola e ela tem o direito de estudar. A CNTE está na luta contra o trabalho infantil porque acredita que só com a organização da sociedade a gente vai conseguir combater o trabalho infantil”, afirma a Secretária Executiva da CNTE, Claudir Mata Magalhães.

A população pode ajudar

A Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal tem o Disque 100, serviço de Disque Denúncia Nacional. Serviço de proteção de crianças e adolescentes com objetivo de receber e acolher denúncias, procurando interromper a situação de violação dos direitos humanos, no qual se insere o trabalho infantil. O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos fins de semana e feriados. A discagem é gratuita e o denunciante, se preferir, tem sua identificação preservada. Além do disque 100, a denúncia também pode ser feita pelo site e por email. E para os cidadãos que moram fora do país podem fazer a denúncia por telefone.

Email: disquedenuncia@sdh.gov.br

Portal: www.disque100.gov.br

Telefone: 55 61 3212-840055 61 3212-8400

Foi criado também um site especial para o 12 de junho: http://fnpeti.org.br/12dejunho


*CUT Nacional

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Trabalho Escravo | 17/10/2017
Nota de repúdio à portaria escravagista do ministro do Trabalho
Mais uma vez o governo Temer e seu Ministro do Trabalho atuam para proteger o trabalho escravo no país.
Trabalho Escravo | 25/07/2017
CUT repudia desmonte da fiscalização sobre trabalho escravo e infantil
Corte de 70% nas verbas viola Convenção 81 da OIT
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor