Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Oficina Literária do SindBancários lança livro em Santiago sobre Golpe
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Cultura | 27/04/2015 | 10:04:05
Oficina Literária do SindBancários lança livro em Santiago sobre Golpe
Oficineiros receberam convite de bancários chilenos
 
 

A cultura não enxerga fronteiras físicas. E, mesmo que o Chile não faça fronteira com o Brasil, pontes simbólicas são fundamentais para integrar os países da América do Sul e manter acesa a chama da luta dos trabalhadores. É pensando em reduzir distâncias que um grupo de oficineiros da Oficina Literária do SindBancários viaja, na manhã deste sábado, 25/4, para Santiago, capital chilena para construir uma ponte de luta com bancários daquele país . No dia 28/4, a próxima terça-feira, o SindBancários irá lançar na histórica Biblioteca Nacional do Chile o livro bilíngue "50 anos do Golpe de 1964 – 50 años del Golpe de 1964” a convite da Confederação dos Bancários do Chile, no "Encontro Literário com o Brasil – Trabalhadores Bancários de Porto Alegre apresentam sua obra literária”.


Tem sido assim na trajetória de luta da Oficina Literária. De março a novembro, os oficineiros, orientados pelo escritor Alcy Cheuiche, fazem encontros semanais na Casa dos Bancários. Pesquisam, recebem informações sobre o ofício de escritor, assistem a palestras e produzem três contos cada para o livro. Cada um dos textos é traduzido para o espanhol. Edições do SindBancários são lançadas na Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro.

Pelo terceiro ano consecutivo, a caravana dos escribas bancários da ativa ou aposentados e trabalhadores de outras profissões, como professores, advogados, metalúrgicos, viaja para além das fronteiras do Brasil em busca de integração. Em 2013, o livro "Esta Terra tem Dono”, percorreu a Argentina, O Uruguai e o Paraguai para contar a história dos indígenas guarani, a partir da perspectiva histórica de nosso maior herói, Sepé Tiaraju. Essa obra teve, além de versão em espanhol, teve todos os contos traduzidos para a língua guarani.

Em 2014, a caravana esteve em Cuba, levando o debate para a Feira Internacional do Livro de Havana, sobre o sistema público de saúde, em fevereiro. A história do SUS ficou registrada em contos sob o título "A saúde do trabalhador brasileiro: uma saga de 500 anos – La salud del trabajador brasileño: una saga de 500 años”. "É uma honra levar a história invisível para trabalhadores de outros países. As sucessivas turmas dos nossos oficineiros têm contribuído com excelentes textos, com contos emocionantes, precisos e com uma visão crítica para registrar a história. Nós procuramos contar a história daqueles que foram vencidos ou que estão esquecidos”, diz o professor Alcy Cheuiche.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, diz que o convite da Confederação dos Bancários Chilenos é uma distinção para o SindBancários. "Quando recebemos o convite não imaginávamos que o lançamento do livro ocorreria num símbolo da cultura chilena. Será uma grande honra estreitar laços de luta com os bancários chilenos, lançar o livro na bicentenária Biblioteca Nacional do Chile. Vamos levar um convite para que os bancários chilenos venham conhecer a Casa dos Bancários. Precisamos estar muito atentos, unidos e mobilizados nesses tempos em que os deputados federais ameaçam com retirada de direitos, aprovando o PL 4330. Vamos levar esta informação de ameaça de terceirização e mostrar para eles que, como a Ditadura Militar, essas tentativas de golpe se espalham de forma contagiosa em países progressistas como o Brasil e o próprio Chile”, avaliou Gimenis.

O presidente se refere a dois fatos. O primeiro ao 11 de setembro de 1973. Foi nesse dia que o ditador Augusto Pinochet, general chileno, perpetrou o Golpe Militar que levou o presidente Salvador Allende ao suicídio. O segundo fato se refere à eleição da presidenta chilena socialista, Michele Bachelet. "Como no Brasil, o Chile tem uma grande chance de implementar políticas públicas de transferência de renda e combater a desigualdade social. Não esqueçamos também que o Golpe Militar Brasileiro ocorreu nove antes do golpe chileno. A nossa ideia é demonstrar que o cancelamento da liberdade e o ataque a direitos dos trabalhadores tem que unir trabalhadores de toda a América Latina”, afirma Gimenis, que discursará durante o lançamento do livro na Biblioteca Nacional do Chile.

Os oficineiros

Almeri Espíndola de Souza
Bolívar Gomes de Almeida
Carlos Odone Dahlheimer Viale
Eneida Ferrari
Fernando Naussbaumer
Gilmar Grossini
Irineu Roque Zolin
Marcos Messerschmidt
Maria Gessi Bento
Naiara Machado da Silva
Nara Roxo
Paulo Franquilin
Tania Mendonça
Vera Carrion

ENCONTRO LITERÁRIO NO CHILE

Confira a programação do dia 28/4

Encontro Literário com o Brasil – Trabalhadores Bancários de Porto Alegre apresentam sua obra literária

Terça-feira, 28 de abril de 2015

PROGRAMAÇÃO

17h:Início: Saudação de boas-vindas por parte da Confederação Bancária.Introdução e apresentação dos convidados.

17h20:Saudação de Everton Gimenis, presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.

17h40:Alcy Cheuiche, escritor e diretor da Oficina Literária dos Trabalhadores Bancários falará sobre a Oficina e suas conquistas literárias.

18h:Alejandro Levquén, escritor e crítico literário, fará a descrição e análise dos livros apresentados.

18h30:Apresentação musical de Francisco Villa.

18h50: Alejandra Palleras, dirigente da Associação dos Executados Políticos do Chile, falará sobre o livro "50 Anos do Golpe de 1964/50 Años del Golpe de 1964”.

19h10:Saudações personalizadas a todos os integrantes da Oficina de Criação Literária.

19h25:Palavras de encerramento.

19h30:Convite para o coquetel, entrega de livros aos assistentes e sessão de autógrafos.


*Imprensa/SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Cultura | 03/07/2019
SindBancários abre pré-inscrições para oficina de teatro
Curso não tem custos para bancários sindicalizados
Cultura | 27/10/2017
Premiação do Festival de Música celebra a cultura ante contexto político de ataque a Sindicatos e a direitos dos trabalhadores
Premiados desta edição foram conhecidos na noite desta quinta-feira, 26.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor