Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Manual da ONU promove direitos de pessoas LGBT no mercado de trabalho
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Diversidade Sexual | 15/12/2014 | 16:12:27
Manual da ONU promove direitos de pessoas LGBT no mercado de trabalho
Iniciativa cobra comprometimento dos executivos
 
 

O coordenador residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, disse nesta sexta-feira (12) que mulheres e homens transexuais estão em grande situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Ele conta que a discriminação e o preconceito se traduzem em dificuldade de acesso e permanência no emprego. Chediek cobra "cuidado e atenção especial" dos empregadores para que esses profissionais sejam respeitados.


"A exclusão que [transexuais] sofrem desde a infância e a adolescência impedem que tenham, muitas vezes, educação de qualidade, formação profissional e/ou oportunidade de inserção no mercado. Por outro lado, mesmo quando possuem qualificação adequada sofrem discriminação e têm seus direitos limitados", afirmou o coordenador, durante o lançamento do manual da Organização das Nações Unidas (ONU) Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho, no Rio de Janeiro.

Elaborado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o programa das Nações Unidas sobre Aids e HIV (Unaids), o manual tem 80 páginas e apresenta dez compromissos e desdobramentos que as empresas e empregadores podem desenvolver para enfrentar o preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros (LGBT).

De acordo com um dos autores do manual, Beto de Jesus, a ideia é estimular corporações a criarem processos contra a discriminação e, quando ocorram casos, que sejam apurados e as equipes capacitadas. Entre as medidas, o manual cita a necessidade de os executivos se comprometerem com a questão. "A liderança da empresa deve falar sobre isso porque as pessoas, muitas vezes, têm medo de se assumir como LGBT e não sabem se serão bem acolhida", disse.

Beto de Jesus citou como exemplo o ex-presidente da multinacional norte-americana Apple, Steve Jobs, falecido em 2011, que se assumiu gay. "Ele deu uma mensagem clara para os gays daquela empresa: quem não tinha saído do armário, pois sabia que podia sair", brincou. "É preciso uma liderança que reafirme: 'nesse espaço não haverá discriminação'", completou.

Os dez compromissos também rejeitam a homo-lesbo-transfobia no relacionamento com o público e com parceiros de negócios, sugere metas para contratação e promoção de LGBT, ações de capacitação e política de responsabilização, além de pesquisas e censos internos.

Todas as medidas, segundo o representante da ONU, "promovem interações respeitosas, potencialmente criativas e inovadoras" e tornam empresa mais produtivas. "Isso inclui as dimensões de gênero, raça, nacionalidade e de orientações sexual", concluiu Chediek.


*Agência Brasil

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Diversidade Sexual | 27/10/2017
Contraf-CUT lança Campanha Nacional de Combate à Discriminação
Objetivo é valorizar os trabalhadores de todos os gêneros, raças e com deficiência.
Diversidade Sexual | 10/07/2015
Contraf retoma mesa temática de igualdade de oportunidades
Maior expectativa fica por conta da pesquisa Censo da Diversidade 2014
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor