Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Fetrafi-RS cobra e Gepes encaminha vacinação contra a gripe no RS
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Saúde | 22/04/2014 | 16:04:53
Fetrafi-RS cobra e Gepes encaminha vacinação contra a gripe no RS
Campanha será executada por clínicas particulares
 
 

Em resposta ao ofício enviado pela Fetrafi-RS na semana passada, a Gepes/Banco do Brasil informou nesta quarta-feira (23) que ainda está definindo, juntamente com a Cassi, o cronograma de vacinação contra a gripe no RS.

A vacinação será feita por duas clínicas particulares, uma da Capital, que vai abranger Porto Alegre e Região Metropolitana e outra unidade do Interior, que irá efetivar o cronograma nas demais cidades do Estado.

De acordo com as informações repassadas pela Gepes à Fetrafi-RS, a vacinação já começou nesta terça-feira, em algumas agências do Banco do Brasil de Porto Alegre. A Federação irá divulgar mais informações sobre o assunto ao longo desta semana.

Campanha Nacional

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano será realizada de hoje até o dia 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. A novidade é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de 5 anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.

O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a 5 anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

Medidas de prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Reações adversas

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.


*Imprensa Fetrafi-RS com informações do Ministério da Saúde
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Saúde | 01/10/2020
Outubro Rosa chega em meio ao caos na Saúde
Reportagem da BBC denuncia atrasos em cirurgias. Diretora da Fetrafi-RS alerta para importância de políticas públicas.
Saúde | 17/08/2020
Banrisulenses discutem manejo da pandemia de COVID-19 com o banco
Em reunião realizada na quinta-feira, comissão discutiu situação das mães bancárias e revezamento de equipes, entre outros assuntos
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor