Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 23\04\2024
Últimas Notícias
SindBancários forma em Oficina Literária
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Cidadania | 20/01/2014 | 14:01:17
SindBancários forma em Oficina Literária
Tema foi a arte de se importar com a saúde dos trabalhadores
 
 
Alcy disse que estava muito contente por orientar a sexta turma e o sexto livro na formatura dos autores da Oficina Literária do SindBancários 2013 logo depois de ter conduzido os formandos do fundo do auditório da Casa dos Bancários até a mesa (assista aqui) nesta quinta-feira, 16/1, dia da formatura dos oficineiros. Olívio saudou a todos e todas e falou da importância social de um sindicato do qual já foi presidente promover oficinas literárias com temas tão importantes como saúde.

Rachel falou que estava honrada em participar como presidenta em exercício do SindBancários da formatura de dez escritores que publicaram excelentes contos no livro bilíngue (português e espanhol) “A saúde do trabalhador brasileiro: uma saga de 500 anos / La salud Del trabajador brasileño: uma saga de 500 años”. Mauro disse que no Sindicato dos Bancários a gente se importa com as pessoas e que isto estava acima de questões políticas. Jaceia, oradora da turma, chorou ao contar sua história de oficineira e a de seus colegas entre março e novembro de 2013.

O clima da formatura da sexta turma da Oficina Literária do SindBancários foi dos mais acolhedores na quinta-feira, 16/1, na Casa dos Bancários. Não por acaso, reuniu gente que se importa com outras pessoas. Falar sobre saúde no Brasil é pensar num tema em que pouca gente não tem necessidade e urgência. É questão de vida. Foi essa a linha do discurso do orientador da oficina, o escritor Alcy Cheuiche.

Ele saudou a chegada do sexto livro da oficina e nos objetos de integração e de formação de política cultural que as obras se transformaram. “As duas últimas edições que fizemos foram traduzidas para outras línguas. Em 2012, contamos a história do povo guarani e publicamos um livro em português, espanhol e guarani. E ainda fomos lançar no Uruguai, Argentina e Paraguai”, lembrou Alcy (assista aqui). A edição 2013 da oficina também tem leitura para mais de uma língua, o espanhol no caso. Não por acaso será lançada na Feira Internacional de Cuba, em fevereiro.

Olívio Dutra, ex-governador do Estado e que já foi presidente do SindBancários, falou da importância de um sindicato investir em cultura. Olívio é notório admirador, conhecer e incentivador da produção literária local. “A literatura lida com a emoção. E hoje aqui estamos vendo a importância de um Sindicato e uma categoria tratar com emoção um tema tão importante para o conjunto da sociedade como é a saúde”, avaliou (assista aqui).

A presidenta em exercício do SindBancários, Rachel Weber, falou da honra de participar da formatura da sexta oficina. Disse que ainda vai conseguir se disciplinar a ponto de completar um curso. “Os textos deste livro estão muito bons. Refletem muito bem o drama que não só nós, bancários e bancárias, vivemos com a nossa rotina de trabalho e o feito que ela tem na nossa saúde. Mas aponta para um problema que é de todos os trabalhadores brasileiros há 500 anos”, disse (assista aqui).

Prova de que a gente se importa e muito com as pessoas. Os bancários sofrem em seus ambientes de trabalho. Precisam cumprir metas abusivas. Adoecem e precisam retomar a saúde e continuar trabalhando. Isso é mais importante do que qualquer questão. “A atuação do Sindicato está acima de qualquer corrente política, de qualquer forma de pensamento político. Porque nós nos importamos com a saúde e com as pessoas”, disse Mauro Salles, presidente do SindBancários, que interrompeu as férias para acompanhar a cerimônia de formatura.

Jaceia Netz teve quatro contos publicados no livro. Participou da oficina, de março a novembro de 2013. Na sua rotina de trabalho como assessora de saúde do SindBancários, o sofrimento dos bancários não é ficção. Jaceia emocionou-se. “Tivemos contato com dois médicos cubanos recentemente. Eles deixaram filhos e esposas lá, família para vir ajudar aqui no Brasil. Perguntei a eles por que faziam aquilo? Me responderam que queriam ajudar pessoas que precisavam deles. Eles se importam”, disse Jaceia (assista aqui).

Os Formandos

Amália Camargo

Bolívar Gomes de Almeida

Deoclécio Galimberti

Elizeu Beckmann

Georgina Bond-Buckup

Isabela Severo

Jacéia Netz

Maria de Lourdes Bellinaso

Marília Netz Bento

Vivian Hamann Smith


* Imprensa SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Cidadania | 21/09/2017
Patroa negra lidera piquete que conta a história de seus ancestrais
Maria Elaine, patroa do piquete O Mocambo
Cidadania | 11/01/2017
O golpe e os dez passos para trás
Radiografia exata do golpe e as suas consequências nefastas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor