Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Gleisi e presidente do TST prometem ajudar pelo fim do imposto sindical
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Impostos | 11/08/2011 | 02:08:38
Gleisi e presidente do TST prometem ajudar pelo fim do imposto sindical
Fim do imposto foi objeto de acordo público entre todas as centrais, em 2008
 
Ao receber na tarde de quarta-feira, dia 10, uma delegação da CUT, a ministra Gleisi Hofmann garantiu que vai reunir todas as pendências na Casa Civil que foram cobradas pela Central e providenciar encaminhamento.

O presidente da CUT, Artur Henrique, lembrou que o projeto de lei que acaba com o imposto sindical e que cria em seu lugar a contribuição sobre a negociação coletiva, a ser aprovada em assembleia dos trabalhadores, deve ser encaminhado ao Congresso Nacional pela Casa Civil.

O fim do imposto e a criação da contribuição negocial foram objeto de um acordo público e documentado entre todas as centrais, em 2008, após o reconhecimento legal das entidades. Esse acordo foi assinado no Ministério do Trabalho e, pelos trâmites do Executivo, deve passar pela Casa Civil antes de ir ao Congresso.

"Vou checar em que ponto está o projeto e pedir que receba prioridade aqui na Casa Civil", disse a ministra. Ela lembrou, no entanto, que as demais centrais são contra a proposta de acabar com o imposto, que é um dia de desconto compulsório no holerite ou contracheque do trabalhador, em março.

Outra providência solicitada a Gleisi foi a conclusão do processo de regulamentação da Convenção 151 da OIT. A 151 já foi ratificada pelo Congresso, mas a feitura de sua regulamentação está parada por divergências com as demais centrais. Por exemplo: as outras entidades pretendem incluir a cobrança do imposto sindical no setor público, algo que a CUT considera impensável.

TST

Antes do encontro com a ministra, a delegação da CUT já havia se reunido com o presidente do TST, João Oreste Dalazen. O juiz foi enfático ao defender o fim do imposto sindical e ao se colocar à disposição para ajudar a CUT nessa luta: "Acho a manutenção do imposto sindical uma excrescência num país que quer continuar avançando. Estou disposto a encampar essa iniciativa da CUT".

Dalazen diz concordar com a criação da contribuição a ser aprovada pelos trabalhadores em assembleia. E propôs a realização de um seminário, a ser promovido pelo TST, para "desencadear" esse processo. Ele acredita ser possível chamar o debate até novembro.


*CUT
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Impostos | 03/10/2017
Piketty: desigualdade do Brasil só muda com uma guerra!
Elites e governos não querem cobrar impostos dos ricos
Impostos | 21/01/2016
Manutenção da Selic só serve para aprofundar a crise brasileira
Contraf-CUT critica decisão do Copom de manter em 14,25%
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor