Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Fórum em Defesa da Água Pública: manifestação em Santa Cruz
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Cidadania | 09/08/2011 | 11:08:26
Fórum em Defesa da Água Pública: manifestação em Santa Cruz
Manifestantes saíram em passeata pelas principais ruas da cidade
 
Diretoria do Sindicato dos Bancários de SCS e Região esteve presente na atividade do Fórum em Defesa da Ãgua Pública, para acessar todas as fotos é só clicar neste link: http://www.sindibancarios.org.br/default_sub.asp?ids=717

Uma manifestação pacífica mudou a rotina do centro de Santa Cruz do Sul durante a última sexta-feira, dia 5. Desde as primeiras horas da manhã, funcionários da Corsan e comunidade em geral, participaram de uma Assembléia-geral para discutir sobre o tema da privatização da água. A organização da manifestação foi do Fórum em Defesa da Ãgua Pública de Santa Cruz.

No início da tarde, os manifestantes saíram em passeata pelas principais ruas do centro de Santa Cruz do Sul, se dirigindo até o gabinete da prefeita Kelly Moraes, localizado no parque da Oktoberfest. Ao chegar ao local, os manifestantes se depararam com o parque com os portões fechados, sendo guarnecido pela guarda municipal.

O Fórum em Defesa da Ãgua Pública conta com a adesão de movimentos associativos e entidades representativas. A APCEF apóia o Fórum e estava representada na manifestação pela sua diretora presidenta, Célia Zingler.

Ao chegarem, os manifestantes chegaram a pedir pela abertura dos portões. Após, lideranças realizaram discursos contra a privatização da água. De acordo com Geovani Martins, diretor do Sindiágua, a assembléia realizada em Santa Cruz do Sul foi estratégica devido a relação do município com a Corsan local. “Viemos alertar a população através deste ato sobre o grande problema que a prefeitura pode estar gerando para a comunidade com o edital de licitação”.

Ele destacou como exemplo o fato ocorrido em Uruguaiana, onde na última semana, foi veiculada uma reportagem onde uma empresa terceirizada contratada pelo município vem cobrando tarifas mais caras da população daquela cidade. “Estas empresas só visam lucro e querem pegar a nossa maior riqueza, que é a água”, salientou o diretor. Sobre o protesto, o diretor frisou que a idéia era conversar com a prefeita e colocar a situação, o que acabou não ocorrendo.

Protesto em busca de diálogo sobre a questão da água

Nas palavras da diretora presidenta da APCEF e integrante do Fórum em Defesa da Ãgua Pública: "A água é um bem essencial à vida e não pode ser alvo de negócios e da ganância de grandes empresas. Existe a urgência de uma mobilização popular em defesa da água como um bem público.”

Licitação da água em Uruguaiana gera preocupação em Santa Cruz

O caso das altas tarifas nas contas de água cobradas no último mês por uma empresa terceirizada, vencedora do edital de licitação realizado pela prefeitura de Uruguaiana, vem causando preocupação em vários segmentos da sociedade santa-cruzense.

Na sessão da câmara de vereadores na segunda-feira, dia 1º, o vereador Edmar Hermany se manifestou sobre o tema, e informou que jornais de Uruguaiana mostraram contas com aumentos de até 170% desta nova empresa. Na manhã da última quarta-feira, 3, no programa Bom Dia Rio Grande, da RBSTV, foi veiculada uma reportagem relatando o caso das altas tarifas na cidade, localizada na fronteira-oeste.

Após a veiculação da reportagem, a Foz do Brasil, concessionária responsável pelos investimentos e operação dos serviços de água e esgoto de Uruguaiana, decidiram isentar as contas, com vencimento em agosto, dos clientes residenciais, comerciais e públicos que consomem até 6m3 de água e que receberam as faturas com valores superiores às contas pagas em junho.


*Com informações do Diário Regional com edição de APCEF/RS e do Sindibancários de SCS e Região.
Fotos: Fernanda Almeida - Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Cidadania | 21/09/2017
Patroa negra lidera piquete que conta a história de seus ancestrais
Maria Elaine, patroa do piquete O Mocambo
Cidadania | 11/01/2017
O golpe e os dez passos para trás
Radiografia exata do golpe e as suas consequências nefastas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor