Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 01\10\2020
Últimas Notícias
Funcionários da Caixa discutem teletrabalho após suspensão temporária de retorno ao trabalho presencial
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 06/08/2020 | 17:08:17
Funcionários da Caixa discutem teletrabalho após suspensão temporária de retorno ao trabalho presencial
Aumento do número de casos de COVID-19, principalmente entre bancários, preocupa movimento sindical
 
 
Nesta sexta-feira, 7 de agosto, os funcionários da Caixa se reúnem com o Banco para a primeira negociação da sua minuta de reivindicações específica. O tema será o teletrabalho e a reunião acontece logo após o compromisso do Banco com a suspensão temporária do retorno ao trabalho presencial.
Segundo matéria publicada pela Contraf-CUT, nesta quarta-feira, 5, o Banco recebeu a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Fabiana Uehara Proscholdt, para discutir a questão do home office e se comprometeu a suspender temporariamente o retorno ao trabalho presencial e a analisar possíveis novos protocolos. "É um importante passo pela proteção à saúde dos empregados e seus familiares contra a Covid-19”, ressalta Fabiana.

A diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, explica que algumas pessoas já haviam retornado para o trabalho presencial. "Pessoas da área meio, que estavam produzindo muito bem em casa, tiveram que voltar para a unidade. A Caixa estava preservando só quem era fator de risco”, esclarece, destacando que o banco havia decidido pelo retorno arbitrariamente para se "aliar com o desgoverno do País”.

A negociação sobre o home office acabou avançando antes mesmo da reunião marcada para esta sexta-feira. "O Brasil se aproxima de 100 mil mortes e casos entre os bancários estão acontecendo em todo o país. Por isso, não vamos baixar a guarda, pelo contrário. Através da compreensão de todos os mais de 80 mil empregados da Caixa vamos à luta, que será dura, mas vamos lutar”, ressaltou, com pesar, o representante do Rio Grande do Sul na CEE/Caixa, Gilmar Aguirre.

Ele destacou que embora a decisão sobre a suspensão seja recente e a Caixa ainda não tenha informado os termos pelos quais isso se dará, a orientação para os funcionários é que denunciem aos seus sindicatos casos que extrapolem o que está definido nos protocolos. Aguirre também pede que os sindicatos ajam para fiscalizar o cumprimento da suspensão e procurem a Secretaria de Saúde do Município caso necessário, para coibir o descaso com a saúde por parte do Banco.

"A luta do movimento sindical em todo o país é uníssona, nós lutamos pela vida. Dados demonstram que o sistema financeiro continua lucrando, mas as vidas não se recuperam, lucros sim”, destaca Aguirre, lembrando que ao obrigar os funcionários a trabalharem presencialmente, a Caixa arrisca a vida dos familiares dessas pessoas, dos clientes do banco e de todos aqueles que tenham contato com esses funcionários.

A Fetrafi-RS reforça as orientações do representante na CEE/Caixa e se solidariza com todos aqueles que perderam seus amigos e familiares pela COVID-19.
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 08/09/2020
Banrisulenses assinam Acordo Coletivo de Trabalho
Videoconferência de formalização contou com a presença do presidente do Banco
Campanha Salarial | 05/09/2020
Bancários e bancárias assinam acordo com a Fenaban
Evento também teve assinatura de ACTs com BB e Caixa
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor