Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Empregados da Caixa estão sobrecarregados
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 06/05/2020 | 15:05:45
Empregados da Caixa estão sobrecarregados
Pagamento do auxílio emergencial tem causado filas enormes e consequente desgaste dos funcionários, afirma representante da Fetrafi-RS na CEE-Caixa
 
 
Os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa Econômica Federal estão com a missão de atender todos os beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 concedido pela União para famílias de baixa-renda. Porém, o atendimento está gerando filas imensas e provocando o desgaste dos funcionários do Banco, segundo observa o representante da Fetrafi-RS na Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Gilmar Cabral Aguirre.
"O preço por esse trabalho é o desgaste psicológico e físico. A população precisa do auxílio e os funcionários da Caixa fazem de tudo para atender. Dentro das agências têm gente se doando e muito, inclusive com medo de pegar a Covid-19 por conta da exposição”, relata Aguirre.

Para ele, é importante que o governo federal assuma a responsabilidade pela organização da demanda. "Nós estamos fazendo o nosso papel, mas o governo tem que fazer a parte dele, buscar parceria com as prefeituras para gestão da fila, fazer campanhas informativas”, defende, destacando que a descentralização, inclusive, facilitaria para a população.

Até o momento, 50 milhões de brasileiros tiveram creditada a primeira parcela do auxílio em suas contas, totalizando R$ 35,5 bilhões. Foram 51,1 milhão de cidadãos credenciados, 696 milhões de acessos ao site do Auxílio Caixa, 130 milhões de pessoas ligaram para o número 111 criado para atendimento exclusivo sobre o assunto, 76,9 milhões de dowloads do site e 82 milhões de dowloads do aplicativo Caixa Tem. 

"Só esses números já dizem o tamanho do desafio que os empregados da Caixa têm”, frisa Aguirre, lembrando que a CEE conseguiu importantes vitórias nas negociações para enfrentamento do coronavírus: a Caixa foi o primeiro banco a editar protocolos de ações, negociamos distribuição de EPIs, conseguimos home office para grupos de risco, entre outras ações.

As agências da Caixa vêm abrindo aos sábados em todo o país. No próximo dia 9, abrirão novamente e os funcionários estão trabalhando das 8 às 14 horas diariamente para atender à demanda. "Porém, tem colegas trabalhando até às 17 horas Brasil afora. Estamos nos dedicando, mas estamos chegando no limite”, destaca o representante da Fetrafi-RS na CEE. 

Soma-se à grande demanda, o número reduzido de empregados em atendimento. A Caixa já teve 101 mil funcionários, hoje tem pouco mais de 84 mil. "Desde o governo Temer há o sucateamento das empresas e serviços públicos. Até sermos chamados a ajudar nesse momento, a Caixa era alvo de privatização, de venda das subsidiárias para seu enfraquecimento por parte do governo Bolsonaro”, relembra Aguirre.

Segundo ele, grande parte das pessoas que recebem o auxílio não precisam se deslocar até a agência, pois podem fazer todos os trâmites via internet e o pagamento já entra automaticamente na conta indicada ou na poupança aberta para essa finalidade. "Por isso, pedimos que as pessoas busquem informações para não precisarem sair de casa e ir até o banco sem necessidade”, conclui.

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor