Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Caixa fechará agências para o atendimento ao público
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Saúde | 23/03/2020 | 11:03:38
Caixa fechará agências para o atendimento ao público
Somente os serviços essenciais à sobrevivência dos clientes e usuários serão mantidos
 
 
A Caixa Econômica Federal anunciou no domingo, 22/3, que, a partir desta segunda-feira, 23/3, em decorrência da escalada da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) no país, fechará suas portas para o atendimento ao público e vai focar sua atuação no pleno funcionamento da sala de autoatendimento, com abastecimento de numerário e processamento de depósitos.
O atendimento presencial no interior das agências será somente para saque de INSS/seguro desemprego/seguro defeso/abono salarial/FGTS para quem não possui cartão e senha, ou tenham que efetuar o desbloqueio de cartão e senha da conta.

As agências iniciarão o expediente com uma hora de antecedência para atender os clientes do grupo de risco que precisem realizar os serviços necessários à sobrevivência da população, considerados essenciais conforme previsão do decreto 10.282/2020.

A decisão vai ao encontro de Decreto Municipal emitido em Porto Alegre, na sexta-feira, 20/3, dois dias após envio de ofício à prefeitura da Capital pelo SindBancários.

Pedido do movimento sindical

Na sexta-feira, 20/3, o Comando Nacional dos Bancários havia mandado um ofício ao banco reivindicando medidas que acabassem com as aglomerações, a fim de resguardar a segurança e a saúde dos empregados, clientes e usuários.

"O banco tomou a decisão correta. Neste momento, é preciso resguardar a saúde dos empregados, clientes e de todo o público que utiliza os serviços da Caixa”, avaliou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comado Nacional dos Bancários. "Vamos cobrar dos demais bancos a mesma medida”, completou.

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reúnem por videoconferência, na manhã de segunda-feira, 23/3, para tratar sobre as atividades da categoria nos estabelecimentos bancários e as medidas a serem tomadas diante da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

"A gente vem cobrando a direção da Caixa desde os primeiros casos da doença confirmados no Brasil. Na semana passada o banco anunciou os primeiros protocolos de atendimento e, junto os funcionários viemos tentando adequá-los às necessidades da população”, informou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Dionísio Reis.

"E imprescindível que somente a população com extrema necessidade de atendimento tenha acesso à agência. Por isso, não é necessário que fiquem os empregados e 70% serão liberados para o home office, mesmo sem que tenha qualquer tipo de atestado. Os gestores precisam ter bom-senso neste momento”, completou o coordenado da CEE/Caixa, acrescentando que a cobrança de metas, que estavam sendo feita até quinta-feira (19), também foi dispensada.

Home office

Em seu anúncio o banco informou que 70% dos empregados de agências serão liberados para trabalharem home office. O banco vai disponibilizar um sistema para permitir que os empregados realizem o atendimento via WhatsApp das demais atividades operacionais das agências.

Entre estes estão todas gestantes e lactantes, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças cardiovasculares, como hipertensão; diabetes; tratamento de câncer e pessoas com deficiência ficarão em casa.

Os 30% dos empregados restantes trabalharão em regime de escala semanal. Cabendo ao gerente geral, juntamente com os empregados, a definição.

Medidas de segurança

O banco informou ainda que fez uma aquisição emergencial de álcool gel para as agências que não estão conseguindo adquirir o produto localmente e que antecipará a campanha de vacinação contra gripe de julho para o início de abril.

Fonte: Contraf-CUT, com edição de Imprensa SindBancários
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Saúde | 01/10/2020
Outubro Rosa chega em meio ao caos na Saúde
Reportagem da BBC denuncia atrasos em cirurgias. Diretora da Fetrafi-RS alerta para importância de políticas públicas.
Saúde | 17/08/2020
Banrisulenses discutem manejo da pandemia de COVID-19 com o banco
Em reunião realizada na quinta-feira, comissão discutiu situação das mães bancárias e revezamento de equipes, entre outros assuntos
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor