Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Contencioso de 7ª e 8ª horas: Esta bola está com o Banrisul. Vamos negociar?
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Direito do Trabalhador | 27/09/2019 | 12:09:27
Contencioso de 7ª e 8ª horas: Esta bola está com o Banrisul. Vamos negociar?
Há quase 10 anos os sindicatos e a Fetrafi-RS tentam discutir as funções de 8 horas no Banrisul.
 
 

Por Sérgio Hoff*

Há quase 10 anos os sindicatos e a Fetrafi-RS tentam discutir as funções de 8 horas no Banrisul. Por diversas vezes, desde 2010, o movimento sindical alertou sobre o passivo trabalhista que as chamadas "funções comissionadas" geram e tentou negociar soluções com a diretoria do banco. Diretoria esta que fechou as portas ao movimento em 2015 e nunca mais nos recebeu - colocando à frente das negociações colegas do RH e do departamento jurídico que, por mais que nos recebam e tenham boa vontade em discutir todos os temas afetos à categoria, não possuem autonomia e poder decisório para resolver questões como esta.

Diretorias dos mais diversos matizes políticos já passaram pelo Banrisul desde a criação da remuneração baseada em "comissão + ADI" para funções que o banco entende que seja necessária uma jornada de oito horas. Durante o quadriênio 2011-2014 tivemos uma grande oportunidade de discutir e resolver essa situação de uma vez por todas, quando foi formada pelo Banrisul e movimento sindical a Comissão Paritária sobre o Plano de Carreira.

 
Por mais de dois anos durante aquele período o departamento de Recursos Humanos, sindicatos e Fetrafi-RS se reuniram duas vezes por semana num grupo de trabalho dedicado exclusivamente a mapear cada função exercida e organizar uma tabela de remuneração que reestruturaria a carreira dos Banrisulenses, tão defasada, velha e problemática. Em 2013 os trabalhos desta comissão culminaram na construção da Cartilha Horizonte, que reconstruía a tabela salarial, definia critérios claros de promoção e ascensão na carreira e, mais importante para a discussão da jornada, criava a função do Escriturário Especialista, que substituiria a função do Analista.

O Escriturário Especialista era a solução ideal tanto para o banco quanto para o quadro funcional, pois garantia uma remuneração superior a do Escriturário para execução de tarefas consideradas de maior complexidade sem mexer na jornada de seis horas - o que eliminaria de uma vez por todas as ações trabalhistas individuais e coletivas que reivindicam o pagamento de horas-extra para as funções que hoje são de oito horas.

Entre 2013 e 2014, com a cartilha em mãos, banrisulenses e Comando Nacional pressionaram o banco pela implementação do novo Plano de Carreira. Foram dias de luta, negociações, manifestações, dia do preto, dia do vermelho e até mesmo greves motivadas não só pela Campanha Salarial, mas também pela indignação dos banrisulenses que não entendiam porque o banco não queria implementar o novo quadro.

Em 2014, numa campanha salarial difícil e poluída pela polarização de uma eleição conturbada, a diretoria apresentou uma versão própria de plano de carreira que, ainda que fosse inferior à proposta apresentada pelo movimento sindical, resolvia a vida profissional de todos. A esta altura já estávamos numa greve prolongada e muitos interesses eleitoreiros se confundiam com o que era realmente importante para os Banrisulenses naquele momento.

Em tom de ultimato - e aparentemente torcendo por uma negativa da categoria -, a diretoria do banco entregou sua proposta de Plano de Carreira e deu um prazo de menos de 24 horas para que os mais de 12.000 Banrisulenses à época analisassem e decidissem em assembleias por todo o país se a aceitavam ou não, encerrando a greve.

Deu no que deu: muito tumulto, assembleias em que os bancários nem queriam ouvir a proposta, uma oposição sindical radicalizada pelo processo eleitoral e um Plano de Carreira jogado pelo ralo. Após as eleições para governador e a transição para uma nova diretoria, o banco fechou as portas para o debate sobre a nossa carreira e a nova diretoria se encastelou em seu gabinete por mais de quatro anos, sem sequer receber o movimento.

Pois bem. O último recurso do movimento sindical foi a Justiça do Trabalho, para garantir o reconhecimento do direito dos bancários à jornada de seis horas. É dever constitucional de qualquer sindicato representar seus associados na defesa de seus direitos e assim foi feito. Agora o Banrisul precisa lidar com ações coletivas que visam o reconhecimento da jornada de seis horas para os Analistas e outros cargos comissionados, que já começam a receber sentenças favoráveis.

Mas ainda há tempo. É possível estancar esse passivo para o futuro, reorganizar a carreira e assegurar o direito dos banrisulenses à jornada de seis horas. A solução já existe há anos e está engavetada no RH, se chama Plano de Carreira. A bola está com a diretoria do banco.

E aí, Banrisul, vamos negociar?

*Diretor da Fetrafi-RS

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Direito do Trabalhador | 17/06/2020
Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários
Engajamento das centrais sindicais e partidos que defendem a classe trabalhadora foi fundamental para a melhoria da proposta
Direito do Trabalhador | 08/06/2020
Comando cobra que bancos retirem alterações do artigo 224 na MP 936
Fenaban responde que não retira, mas que não haverá alteração da jornada, como definido na CCT da categoria e, propõe, inclusive, prorrogar acordo de manutenção da jornada atual
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor