Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 25\04\2024
Últimas Notícias
CUT-RS e centrais realizam atos em 13 de agosto em defesa da aposentadoria, da educação e por empregos
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Movimento Sindical | 23/07/2019 | 13:07:58
CUT-RS e centrais realizam atos em 13 de agosto em defesa da aposentadoria, da educação e por empregos
Movimentos vão mostrar resistência contra a reforma da previdência e unidade nas banderias de luta
 
 
A CUT, centrais sindicais e movimentos sociais promovem, em 13 de agosto, o Dia Nacional de Mobilização, Paralisações, Assembleias e Greves contra a Reforma da Previdência, em Defesa da Educação Pública e por Empregos. A data foi definida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e conta com a adesão das centrais e da União Nacional dos Estudantes (UNE).
"Vamos tomar outra vez as ruas contra a reforma da Previdência, em defesa da educação e por empregos”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo. "Vamos mostrar para a população que o caminho é a resistência, a unidade entre trabalhadores, estudantes e aposentados, para defender os direitos, a democracia e a soberania nacional”, destaca.

Ele salienta que a reforma do Bolsonaro foi aprovada em primeiro turno na Câmara, após a liberação de emendas parlamentares, mas com a retirada de vários retrocessos. "A proposta, no entanto, continua muito ruim, como a manutenção da idade mínima de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres se aposentarem, além da redução no cálculo das aposentadorias e pensões, dentre outros pontos.”

Marcar na paleta os deputados que traíram os trabalhadores

"Temos que marcar na paleta os deputados que traíram os trabalhadores, pressionando-os para que mudem o voto no segundo turno de votação, assim como precisamos cutucar os senadores, onde essa reforma será votada depois em dois turnos”, enfatiza Nespolo. "Vamos defender também as empresas públicas, como a Petrobrás, a Eletrobrás, os Correios, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.”

Traidores da Previdência

No Rio Grande do Sul, as centrais e os movimentos sociais estão organizando manifestações na Capital e no Interior, a exemplo dos grandes protestos que vêm sendo realizados desde 15 de maio.

Mobilização em Porto Alegre

Em Porto Alegre, a mobilização terá início às 16h, na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini. O governador Eduardo Leite (PSDB) vem atacando os servidores estaduais e a escola pública, mantendo a política herdada do antecessor que ele tanto criticava na campanha. Ao todo, já são 43 meses de salários atrasados, parcelados e quase cinco anos sem reposição salarial.

Além disso, Leite aprofundou o projeto de desmonte do Estado, com a aprovação da proposta do fim do plebiscito e dos projetos de privatização da CEEE, CRM e Sulgás. "Como se não bastasse, quer vender mais ações do Banrisul, depenando o que ainda resta do maior patrimônio do povo gaúcho”, denuncia Nespolo.

Depois, os manifestantes caminharão até a Esquina Democrática, onde acontecerá um ato unificado, às 18h, em defesa da aposentadoria, contra os cortes na educação e pela geração de empregos. "Não podemos ficar omissos ou indiferentes diante da onda de ataques dos governos neoliberais e de direita às conquistas e à dignidade da classe trabalhadora”, aponta Nespolo.

Fonte: CUT-RS
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Movimento Sindical | 23/11/2020
Mesa discute mais cuidados para enfrentar segunda onda da Covid-19
Comando Nacional cobra que bancári@s não retornem ao trabalho presencial agora, por conta da segunda onda
Movimento Sindical | 05/11/2020
Fetrafi-RS quer saber quantos empregados estão sem trabalho remoto no BB
Sindicatos deverão informar números locais por e-mail
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor