Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Conheça 4 (e mais) motivos para defender o Banrisul
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Ataques a bancos | 05/07/2019 | 14:07:22
Conheça 4 (e mais) motivos para defender o Banrisul
O banco é patrimônio dos gaúchos e das gaúchas e contribui para o desenvolvimento do estado
 
 
A privatização do Banrisul é uma ameaça que paira no ar desde o governo Sartori, mas vem ganhando corpo no governo Eduardo Leite, mesmo que esse tenha prometido em campanha que não venderia o banco. Recentemente, o governador conseguiu aprovar a venda da CEEE, CRM e Sulgás e deputados da base aliada mencionaram na tribuna da Assembleia Legislativa que estão aguardando o projeto de privatização do Banrisul chegar para acabar de vez com o patrimônio do estado.

Banrisulenses se mobilizam para defender o banco público, pois o governo já vem negociando ações do Banrisul no mercado financeiro e novo presidente Claudio Coutinho, importado do Rio de Janeiro, tem perfil privatista.

Com tantas pistas de que a intenção é, sim, vender o patrimônio dos gaúchos e das gaúchas, a Fetrafi-RS e os sindicatos dos trabalhadores em instituições financeiras de todo o estado vêem a necessidade de esclarecer a população e os funcionários do banco sobre os riscos da privatização: agências poderão ser fechadas, inclusive, as das menores cidades do estado, onde o Banrisul é a única opção.

Os motivos para defender que o banco permaneça público não são poucos. Abaixo, citamos alguns deles, elencados pela diretora de política sindical da Fetrafi-RS e funcionária do Banrisul, Denise Falkenberg Corrêa.

1. O Banrisul é rentável

Em 2018, o Banrisul registrou um lucro de R$ 1,09 bilhão. Parte desse lucro vai para o tesouro do estado e pode ser revertido em programas sociais.

2. O Banrisul está em todo o estado

Existem agências do Banrisul em mais de 360 cidades do estado. Em muitas localidades, é o único banco disponível, onde os moradores fazem pagamentos, recebem salários e investem seu dinheiro.

3. O Banrisul tem taxas baratas

A maioria dos correntistas do Banrisul recebe até 3 salários mínimos. Isso se deve, em parte, às menores taxas do mercado, praticadas pelo banco.

4. O Banrisul desenvolve o estado

O banco tem linhas de crédito que colaboram para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e mais de 90% do PIB do estado passa pelo banco público.

Essas são algumas das razões pelas quais todos e todas devem lutar para manter esse patrimônio dos gaúchos e das gaúchas. Assista ao vídeo e entre conosco nesta luta.


 
 
Conteúdo    
 
 
 
Ataques a bancos | 26/05/2020
Agência do BB vira alvo de assaltantes
Antes mesmo da abertura para atendimento ao público, agência na avenida Farrapos em Porto Alegre foi invadida por três homens armados. Sindicato teme início de onda de violência que leve medo aos bancários.
Ataques a bancos | 29/08/2019
Revogada liminar que impedia venda de ações do Banrisul
Decisão deixa caminho aberto para desmonte do banco
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor