Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 24\04\2024
Últimas Notícias
Banrisulenses discutem calendário de lutas em defesa do banco público
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Ataques a bancos | 04/07/2019 | 15:07:55
Banrisulenses discutem calendário de lutas em defesa do banco público
Ameaça de privatização preocupa parlamentares, sindicalistas e funcionários do Banrisul
 
 
Preocupados com os rumos privatistas que o estado vem tomando, banrisulenses se reuniram nesta quarta-feira, 3 de julho, em plenária da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, na sede do SindBancários de Porto Alegre. A Fetrafi-RS estava representada por grande parte da sua diretoria: Carlos Augusto Rocha e Denise Falkenberg Corrêa, funcionários do Banrisul; Cristiana Garbinatto (Banco do Brasil) e Luis Carlos Barbosa (Santander). 
Como encaminhamento, a plenária decidiu criar e divulgar um calendário de lutas em defesa do banco público, com campanhas de esclarecimento à população e aos funcionários do próprio Banrisul. A próxima data de mobilização será o dia 6 de julho, quando ocorrerá a reunião estadual dos banrisulenses, paralelamente à Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias. 

O deputado Zé Nunes, coordenador da Frente, abriu a reunião contextualizado o período de luta em defesa do Banrisul desde que foi proposto o "ajuste fiscal” aos estados, ainda durante os governos Temer e Sartori. O acordo exige a venda de estatais para a quitação das dívidas com a União. Na época, a Frente desempenhou um importante papel impedindo que o banco fosse vendido.

O desafio se coloca novamente, segundo o deputado, por conta do perfil neoliberal do governador Eduardo Leite, que conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa, durante a madrugada de terça para quarta-feira, a venda da CRM, da CEEE e da Sulgás. O placar da votação foi amplamente favorável ao governo: 40 votos favoráveis e apenas 14 contrários. "E o Banrisul, é claro, é a cereja do bolo. O governo está preparando o caminho para a privatização do banco”, completou Zé Nunes.

A diretora de política sindical da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa, acompanhou a votação na Assembleia Legislativa e disse que é preciso alertar a sociedade e os funcionários do banco sobre os riscos da privatização. "Precisamos defender o patrimônio público e nossos empregos”, ressaltou.

O presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Everton Gimenis, lembrou o caso do Meridional, no qual cerca de 10 mil bancários ficaram desempregados após a compra do banco pelo Santander. "Mas o impacto no Banrisul será ainda maior, pois é o único que tem agências em todo o estado”, destacou.

Imagem abalada

Os altos salários oferecidos à nova diretoria do Banrisul, amplamente noticiados na mídia e que chegam a um reajuste de aproximadamente 70%, abalaram a imagem do banco e dos seus funcionários, acredita Carlos Augusto Rocha. "Precisamos esclarecer a população. As pessoas devem saber quanto ganha um funcionário do Banrisul, que não recebemos todo esse reajuste oferecido à diretoria”, afirmou.

De fato, para pagar o presidente Cláudio Coutinho e seus diretores, os funcionários do banco tiveram suas metas ampliadas, de acordo com a diretora eleita da Fetrafi-RS para o próximo ano, Ana Maria Betim, do Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana. "O Banrisul tem um ótimo atendimento e um conceito muito bom, principalmente no interior. Mas as metas triplicaram e nossos colegas estão trabalhando cada vez mais”, frisou.

O calendário de mobilização dos banrisulenses inclui, além da reunião estadual, o Encontro Nacional dos Banrisulenses marcado para o dia 24 de agosto na sede da Fetrafi-RS e o aniversário de 91 anos do Banrisul, no dia 12 de setembro.

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Ataques a bancos | 26/05/2020
Agência do BB vira alvo de assaltantes
Antes mesmo da abertura para atendimento ao público, agência na avenida Farrapos em Porto Alegre foi invadida por três homens armados. Sindicato teme início de onda de violência que leve medo aos bancários.
Ataques a bancos | 29/08/2019
Revogada liminar que impedia venda de ações do Banrisul
Decisão deixa caminho aberto para desmonte do banco
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor