Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Vamos falar sobre depressão na esquerda?
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Saúde | 27/06/2019 | 17:06:09
Vamos falar sobre depressão na esquerda?
Importante termos cuidado com nossa saúde mental e emocional
 
 
Elsa Menezes*

Ontem a noite uma amiga no FB trouxe queixa de tristeza súbita e outros sintomas que causaram preocupação. Mas o que pude perceber, pelas manifestações de apoio que ela passou a receber nas postagens, é que muitas outras pessoas disseram também estarem se sentindo assim.


Importante termos cuidado com nossa saúde mental e emocional, pois sempre é melhor prevenir do que remediar. E, no caso de já ter tido início um quadro depressivo, melhor começar a tratar logo. 

Difícil é as pessoas se darem conta que estão adoecendo e buscarem ajuda profissional, porque existe muita resistência. E essa se dá porque não se tem ainda na sociedade o hábito de cuidados com a saúde mental.

Parece que não conseguimos sair da era medieval, que estigmatizou as doenças da mente, gerando preconceitos que perduram nos dias atuais. Em pleno terceiro milênio e com todos os avanços das técnicas psicoterápicos e as maravilhas da indústria farmacológica, que produz medicamentos potentes e cada vez mais eficientes para retirar os sintomas das desordens neuroquímicas do corpo humano, de modo geral, as pessoas continuam negando o adoecer psíquico.

Por isso, precisamos romper esse preconceito, tão arraigado inconscientemente. Temos de falar de modo aberto sobre esse tema, discutir, observar sinais em si e nos outros e conversar, conversar e conversar, para desestigmatizar.

Porque assim como tratamos do coração ou qualquer outro órgão do corpo humano, devemos cuidar da saúde mental também, sem diferença no autocuidado. 

E o alerta para a esquerda vem pela consideração que, de modo geral, há um stress contínuo que vem se acumulando para todos, dada tantas lutas de resistência. Já estamos lutando, cotidianamente, há mais de três anos contra os retrocessos, retiradas de direitos e em defesa da democracia. Os funcionários públicos do Estado e do município de Porto Alegre (RS) ainda vem recebendo de modo parcelado seus salários. E agora está acontecendo de os professores que estão doentes estarem sofrendo sanções e até risco de demissão sumária pelos ditos 'gestores' do PSDB.

É um lapso temporal muito grande de enfrentamento ao terrorismo psicológico estatal, implantado por esses fascistas, e por mais resilientes que sejamos, muitos já começaram a apresentar sintomas de debilidade emocional.

Portanto, caso percebam estar com alguns dos sintomas aqui descritos, antes de mais nada não se assustem! O primeiro passo é buscar um diagnóstico com médico psiquiatra ou psicólogo, que são trabalhadores da saúde mental. 

Não dói nada, porque esses profissionais não precisam fazer exames físicos no paciente para chegar a um parecer. Eles só conversam e fazem perguntas, com muita tranquilidade e na primeira consulta já haverá o diagnóstico da psicopatologia (nome do tipo de doença psicológica ou mental) e a prescrição medicamentosa, que poderão ser antidepressivos ou antipsicóticos, juntamente com as orientações de suporte. Fazer psicoterapia, individual ou em grupo, juntamente com o uso correto dos remédios, propicia melhor qualidade e eficácia no tratamento.

Caso haja diagnóstico confirmando quadro depressivo, por exemplo, importante buscar estabelecer uma rede afetiva de apoio. Por mais que, impelida pelas características da própria doença, haja uma inclinação ao  isolamento social, exerça a força de vontade e se esforce para aceitar o convívio com familiares e amigos, bem como  as manifestações de solidariedade. Porque "Ninguém solta a mão de ninguém", lembram?

Sintomas

â—¾Tristeza sem razão aparente  - diferente de quando se teve alguma perda real, tipo morte de familiar ou ente querido, desemprego ou doença na família. É uma sensação persistente.

â—¾ Choro sem motivo constante, que acompanha a sensação de tristeza e não traz alívio.

â—¾ Angústia - estado de ansiedade, inquietude, sofrimento emocional ou tormento.

â—¾ Tédio ou perda de interesse - coisas que se fazia antes e até davam prazer, perdem a importância.

â—¾ Isolamento social - vontade de ficar só, fugir do convívio social.

â—¾ Alterações no sono - pode haver muita sonolência ou insônia e o sono pode ficar agitado; haver despertares precoces ou micro despertares noturnos constantes.

â—¾ Alterações no apetite - inapetência, com a perda da fome ou voracidade, vontade de comer muito, além do normal.

â—¾ Diminuição do nível de energia  - não consegue mais fazer as tarefas ou atividades que antes desempenhava com vigor e disposição, sente-se fraco e cansado, ficando com lentidão.

â—¾ Capacidade de Concentração diminuída e irritabilidade - não consegue mais fixar a atenção numa leitura, por exemplo, com perda de foco.

â—¾ Diminuição da Autoestima - sentimentos de desvalorização de si, pouco interesse com a autoimagem, desleixo, falta de cuidados consigo mesmo, pouco amor próprio.

â—¾ Agitação psicomotora - sensação de inquietude que leva a agitação corporal, não consegue ficar quieto.

â—¾ Descontentamento geral e  desesperança, com mudanças de humor - passando por momentos alternados de humor, ora alegre, ora triste, ciclicamente.

â—¾ Repetição incessante de pensamentos, sem controle, causando mal estar.

â—¾ Pensamentos negativos, depressivos, sentimentos de culpa e até ideação suicida - vontade de se matar.

â—¾ Automutilação - sensação desesperadora que faz a pessoa buscar alívio se ferindo.

â—¾Uso e abuso de bebidas alcoólicas e/ou drogas lícitas ou ilícitas.

LEMBRE-SE, VÁ BUSCAR AJUDA MÉDICA E PSICOLÓGICA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, CASO ESTEJA SOFRENDO COM ALGUNS DESSES SINTOMAS!

Prevenção

Para desestressar e evitar o adoecimento mental, busque investir em atitudes salutares.
Manter a boa qualidade relacional nos vínculos primários e secundários, com a família, vizinhança, no trabalho, estudo e as amizades, gera a chamada psico higiene, que atua na prevenção de adoecimentos e fortalece as relações sociais. Trate bem as pessoas e solicite que elas correspondam. Lembre: "Gentileza gera gentileza".
 
Divirta-se, RIA muito. Estudos feitos comprovam que o bom humor constante aumenta a imunidade do organismo. Assistir filmes do tipo comédia, que cause muitos risos, contribui para melhorar o bem estar geral, pela liberação de endorfinas. Do mesmo modo que praticar esportes.

Cultive sua autoestima, pois é preciso amar a si mesmo e manter o autocuidado.

Desabafe com familiares e/ou amigos seus problemas, angústias e frustrações. Não reprima sentimentos negativos. Aceite ajuda.

Não se isole, faça amizades, namore e se abra para troca de afetos. 

Seja solidário e tenha amor ao próximo.

Participar de protestos contra os opressores do sistema é uma forma de RESISTÊNCIA e de fazer uma catarse, projetando para fora de si o sufocamento causado por eles, aumentando a capacidade de resiliência.

SEJA REVOLUCIONÁRIO,
NÃO TENHA MEDO DE SER FELIZ!

*Bancária (CRP 07/08935)

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Saúde | 01/10/2020
Outubro Rosa chega em meio ao caos na Saúde
Reportagem da BBC denuncia atrasos em cirurgias. Diretora da Fetrafi-RS alerta para importância de políticas públicas.
Saúde | 17/08/2020
Banrisulenses discutem manejo da pandemia de COVID-19 com o banco
Em reunião realizada na quinta-feira, comissão discutiu situação das mães bancárias e revezamento de equipes, entre outros assuntos
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor