Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Bancários mantêm resistência à jornada ilegal no Santander
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 13/05/2019 | 15:05:14
Bancários mantêm resistência à jornada ilegal no Santander
Agência do Bairro Bom Fim, em Porto Alegre, voltou a ficar fechada no sábado, 11/5, após banco espanhol pretextar educação financeira voluntária
 
 
Se o sábado, 11 de maio, foi tranquilo em frente à agência Bom Fim do Santander em Porto Alegre, ao menos duas evidências tornaram a configuração de jornada de trabalho ilegal no Santander ainda mais clara. A primeira diz respeito ao fato de que superiores hierárquicos do banco orientaram os funcionários que iriam prestar "educação financeira voluntária” pelo segundo fim de semana consecutivo na agência da Oswaldo Aranha a irem para casa na manhã do sábado. A outra é a liminar na Justiça do Trabalho do RS que o próprio Santander requereu para impedir a ação de esclarecimento do Sindicato sobre a ilegalidade da jornada.

As ações do Santander fortalecem os argumentos do Sindicato. O Santander praticamente subscreve com essas duas ações que, de fato, não se trata de uma decisão dos bancários trabalhar na manhã de sábado sem horas extras e remuneração em mais ao menos cinco sábados. A outra é que a ação jurídica impetrada às 16h34 da quinta-feira, 9 de maio, na Justiça do Trabalho de Porto Alegre, para obstruir a ação do Sindicato não partiu de nenhum trabalhador do banco. Partiu do Instituto Escola Brasil, que desenvolve iniciativas de voluntariado no banco e do próprio Santander.

O secretário de Saúde da Contraf-CUT, também funcionário do Santander, Mauro Salles, diz que essas duas ações são a prova de que o trabalho voluntário não passava de um pretexto para uma ilegalidade. "O Santander insiste em descumprir a lei. Insiste em chamar de voluntariado. Uma das provas é que hoje os bancários só se retiraram da agência com autorização do superintendente. Tinha hierarquia. É um evento organizado pela empresa”, avaliou Mauro.

Interdito proibitório

Assessor jurídico do SindBancários, o advogado Breno Vargas, esteve desde as primeiras horas da manhã na frente da agência do Santander no bairro Bom Fim. Até o meio-dia do sábado, não havia decisão ou pronunciamento do juizado responsável pela avaliação da liminar do Santander para impedir o trabalho do Sindicato. Breno explicou que, assim que houver decisão judicial sobre o interdito proibitório, a assessoria jurídica irá se manifestar nos autos

"Fica evidenciada a ligação entre a ação social e a marca Santander pela escolha do local que é a agência bancária. Quando o evento é deslocado para a agência, isso gera, no mínimo, a necessidade de investigação quanto a licitude”, pondera o advogado.

Mais uma curva do banco

Para o diretor do SindBancários e funcionários do Santander, Paulo Roberto Stekel, a utilização do Instituto Escola Brasil como demandante em uma liminar para impedir a ação do Sindicato de defesa da jornada legal de seis horas de segundas a sextas-feiras é mais uma "curva” que o banco tenta dar. "Usando o instituto, o banco tenta dar uma noção de que é voluntariado. Mas a gente sabe que não é. Voluntariado é só um pretexto para não pagar horas extras”, avaliou Stekel.

"Voluntariado compulsório”

A diretora do SindBancários e também funcionária do Santander, Natalina Gué, diz que o banco está tentando criar um monstro jurídico que ela chamou de "voluntariado compulsório”. O bancário não seria obrigado a trabalhar no sábado, mas se não fosse trabalhar...

"O Santander consegue nos surpreender tentando burlar mais uma vez a legislação ao criar a figura do voluntário. Se o banco estivesse mesmo interessado em ajudar as pessoas, ofereceria empréstimos a juros mais baixos e criaria mais empregos. Esse é o objetivo de um banco. Não pode ser criar voluntariado compulsório”, afirmou Natalina.

Defendendo os colegas

O recado aos colegas do Santander que querem ou não trabalhar aos sábados é o de sempre repetido pelo Sindicato. A entidade e seus dirigentes ficaram as manhãs inteiras dos dois últimos sábados em frente à agência para defender direitos dos colegas do Santander. 

"A importância do Sindicato estar presente é para defender os colegas de mais uma tentativa do banco abrir não só burlando a legislação, mas fazendo os colegas acharem que estão mesmo fazendo um serviço voluntário. O papel do Sindicato é defender e continuar na defesa da jornada de trabalho”, explicou Luiz Cassemiro, dirigente do Sindicato e funcionário do Santander.

Resistência aos ataques

A tentativa de o Santander abrir 29 agências em todo o país a pretexto de educar financeiramente as pessoas e seus clientes em vez de reduzir juros e tarifas bancárias, em dois sábados seguidos, faz parte de um contexto de retrocessos no país. Reforma Trabalhista e terceirização, desde 2016, atacaram vários direitos dos trabalhadores. O mesmo agora ocorre com a reforma da Previdência e com o PL 1043/19, apresentado em fevereiro na Câmara do Deputados para liberar o trabalho aos sábados nos bancos.

Os bancários conquistaram o direito de descanso aos sábados em 1962. "O que o Santander está fazendo aumenta a resistência dos bancários e dos trabalhadores contra a retirada de direitos. Não podemos permitir retrocessos. Vamos continuar na luta em defesa dos bancários”, asseverou o secretário de Comunicação da CUT-RS e também bancário do Santander, Ademir Wiederkehr.

Fonte: Imprensa SindBancários
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor