Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 24\04\2024
Últimas Notícias
Congresso da Fetrafi rejeita proposta do BB para a Cassi
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Saúde Suplementar | 30/04/2019 | 18:04:29
Congresso da Fetrafi rejeita proposta do BB para a Cassi
Delegados e delegadas aprovação moção contra o texto que será posto em votação
 
 
O Banco do Brasil deve apresentar nos próximos dias a data para a realização da consulta a respeito da proposta para a Cassi. No 13º Congresso Estadual da Fetrafi, a maioria dos delegados e das delegadas aprovou uma moção que se posiciona contra a proposta.
As mudanças estatutárias propostas foram as mais criticadas na moção. Nos próximos dias, o portal da Fetrafi disponibilizará o texto com a proposta completa da Cassi e opiniões de diferentes dirigentes sobre a mesma.

Veja a moção aprovada no Congresso.
 

MOÇÃO APROVADA NO DIA 14 DE ABRIL DE 2019

Proposta do BB para a Cassi
É bom pra quem?

Pois quem ganha mais é quem pode pagar mais sem comprometer a sua subsistência e da sua família; no entanto, quem ganha menos, vai ficar fora, é questão de tempo.
Começa tirando aquele que precisa menos, até não agüentar pagar mais e pedir pra sair.
Esse filme está em cartaz, chama-se GEAP, segunda intervenção e em processo de extinção, simplesmente porque autorizaram as mudanças em curso na Cassi.

Tem alguém aí que confia plenamente no banco e vai abrir mão do contrato vigente, chamado estatuto social, para desonerar o BB, porque ele não está satisfeito em crescer 20% ao ano com a exploração se deus trabalhadores que são a força motriz dessa instituição que estão querendo destruir?

Ainda, se fizermos isso, estaremos facilitando a privatização do banco, ou será que ninguém está entendendo o cenário atual?

Ficamos 8 anos sem aumento, mudou o plano de carreira, inviabilizando o crescimento salarial, beneficiando o empregador e prejudicando o trabalhador e como consequência retirando recursos da Cassi. De quem é a responsabilidade? 

Destruiu a sede da Cassi localizada num setor hospitalar concorridíssimo em Brasília, que tinha amplo espaço para atendimento próprio, sem custo extra e com varas especialidades. Ela foi transformada num estacionamento.

Será que isso gerou perdas e custos indevidos para a Cassi? De quem é a responsabilidade?

Além disso, a gestão financeira sem tecnologia para suportar as mesmas práticas de eficiência financeira e operacional adotadas pelo banco geram perdas significativas para a Cassi. De quem é a responsabilidade?

Realiza troca de gestores constantemente, que são nomeados para o cativeiro premiado, gerando a descontinuidade negocial, pois a Cassi é o estaleiro para aposentadoria majorada. De quem é a responsabilidade?

Ataca a saúde do trabalhador e ao programa Estratégia da Saúde da Família, para o qual já se comprometeu duas vezes em investir no programa, mas não honrou a promessa, embora tenha havido aumento de contribuição para isso. De quem é a responsabilidade?

O banco fez um cálculo atuarial erradio e nos garantiu que o aporte extraordinário iria resolver a questão do déficit, mas não o suficiente, nem para o primeiro ano. De quem é a responsabilidade?

Explorou a força de trabalho dos seus trabalhadores, de forma ilegal, ou seja, sem o correspondente pagamento de horas extras, muitas prescritas, o que reduziu a contribuição para a Cassi, mas beneficiou o banco. De quem é a responsabilidade?

Mas graças à luta sindical, alguns anos serão indenizados, após o julgamento das ações coletivas, em curso.
Essa perda impactou e impacta a Cassi, mas beneficiou e beneficia o banco. De quem é a responsabilidade?

Aquelas horas extras que ainda estão vigentes são negociadas por meio de uma CCV rebaixada, em média, 10% do valor, sem aporte à Cassi e à Previ, reduzindo o custeio, de novo. De quem é a responsabilidade?

Incorpora bancos e trata os seus novos trabalhadores com direitos rebaixados, sem Cassi, atacando o custeio, e vai analisar a possibilidade de inclusão da Cassi se aceitarmos a retirada dos nossos direitos.

Ainda joga uns contra os outros. Será que é ético? De quem é a responsabilidade?

Contrata funcionários e quer deixar sem Cassi, reduzir o custeio e impedir o ingresso de população jovem para suportar o pacto de gerações. De quem é a responsabilidade?

Por que o banco ataca tanto a Cassi e seus funcionários?

Pensei que os colegas do banco fossem colegas, mesmo aqueles que alcançassem os cargos mais altos, mas infelizmente parece que o poder transforma tudo, até a essência humana, a fraternidade e o espírito humanitário.

Será que isso é verdade?

As cartas estão na mesa e essa mesa é a única fonte de esperança e confiança desses trabalhadores não pode aceitar ser tratada com desrespeito, desprezo e humilhação, pois essa mesma mesa apresentou uma proposta de consenso com todas as entidades, inclusive com participação técnica da Cassi, elaborada de forma justa, factível e com cálculo atuarial correto, atendendo a todos e o banco não apreciou, não respondeu, jogou na gaveta.  

Mas queremos e merecemos ser tratados com dignidade e continuamos aguardando a resposta, pois essa é a nossa proposta.

Problema financeiro se resolve com aporte de dinheiro e gestão e para isso não existe necessidade de alteração do estatuto, que está sendo usado para retirada de direitos.

Não vamos aceitar que o banco tire da cartola um atestado de óbito, e sem data certa em nome da Cassi para que os associados assinem, apesar da consulta feita e rejeitada por ampla e acachapante maioria dos associados. O banco insiste, nos coagindo da forma mais cruel, atacando nossa saúde e direito a um tratamento digno, quando adoecermos, tudo isso, em nomes do capital. 

Precisamos é de mobilizar a base para manifestar o desagrado e esclarecer o que está em jogo: tudo em troca de nada.

Não aceitamos essa proposta. Ela não representa os associados, quebra a solidariedade, retira nossas garantias, reduz o salário/aposentadoria e facilita a privatização do banco.

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Saúde Suplementar | 20/02/2020
Cassi: eleições terão início em 16 de março
Participantes da caixa de assistência irão escolher o novo diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, além dos futuros membros dos conselhos fiscal e deliberativo; votação será realizada até 27 de março
Saúde Suplementar | 22/01/2020
Banco do Brasil paga recursos devidos à Cassi
Valores foram creditados na conta da Cassi nesta segunda-feira (20)
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor