Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 24\04\2024
Últimas Notícias
Emir Sader: Esquerda ainda não tem defesa nem estratégia para enfrentar guerras híbridas
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Geral | 29/04/2019 | 16:04:34
Emir Sader: Esquerda ainda não tem defesa nem estratégia para enfrentar guerras híbridas
Sociólogo lançou livro na Fetrafi no dia 26 de abril
 
 
Texto: Marco Weissheimer/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

As gerações que aderiram à militância política pela crítica radical do capitalismo e a luta pelo socialismo vivem em um mundo hoje onde o socialismo não está na agenda contemporânea como alternativa imediata de poder e em uma situação de defensiva estratégica que só encontra similaridade na ofensiva da direita radical na Europa nos anos 1930. A correlação de forças é muito desfavorável, pode-se contar com governos de alguns países da América Latina, com partidos daqui e alguns poucos de outras regiões do mundo. Tudo parece menos heróico, mas nada é menos trabalhoso e não exige menos da militância política, colocando uma exigência inadiável: compreender as transformações regressivas que o mundo viveu nas últimas décadas, "procurando encontrar os espaços e as forças que permitam elaborar projetos de transformação radical de um mundo capitalista esgotado”.
É assim que Emir Sader, sociólogo e militante de esquerda desde sempre, conclui o texto de introdução ao seu mais recente livro, "Lula e a esquerda do século XXI. Neoliberalismo e Pós-neoliberalismo no Brasil e na América Latina” (Laboratório de Políticas Públicas/UERJ), que foi lançado em Porto Alegre na última sexta-feira (26), na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS). Não é um livro sobre Lula, mas sim sobre a luta anti-neoliberal na América Latina e no mundo, explica o autor.

Na tarde de sexta-feira, Emir Sader conversou com o Sul21 sobre o objeto de seu novo livro e sobre o presente político brasileiro. A conversa coincidiu com a divulgação das primeiras imagens da primeira entrevista que Lula concedeu (à Folha de S.Paulo e ao El País), após um ano de prisão na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Entre as tarefas que o sociólogo coloca para a esquerda no atual contexto de regressão política, social e cultural, uma das principais está no plano do entendimento. Há várias coisas que devem ser melhores compreendidas, a começar com o que aconteceu no Brasil que permitiu a eleição de Bolsonaro:

"Eu acho que se escreveu muito pouco sobre o que aconteceu, pelo tamanho da crise, da virada conservadora e da derrota que sofremos. É preciso refletir mais sobre isso e pegar melhor o fio da meada, analisar a correlação de forças, elementos de força e de fraqueza de um campo e de outro. Isso está pendente”.

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Geral | 27/10/2020
Fetrafi-RS apoia campanha “Tributar os super-ricos”
Iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre medidas tributárias para tirar o país da crise, com taxação de grandes fortunas.
Geral | 11/09/2020
Deliberação Acordo Coletivo PDV do Banrisul
EDITAL
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor