Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 25\03\2019
Últimas Notícias
Debate sobre Previdência e MP 873/2019 pautam reunião do sistema diretivo
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Previdência Pública | 15/03/2019 | 10:03:28
Debate sobre Previdência e MP 873/2019 pautam reunião do sistema diretivo
Encontro reuniu dezenas de colegas de todo o Estado.
 
 
A reunião do sistema diretivo da Fetrafi-RS, realizada nesta quinta-feira, dia 14 de março, na sede da Federação, debateu o tema Previdência e a MP 873/2019, que busca dificultar o pagamento das contribuições sindicais. Com a presença de membros do Colegiado Executivo, do Conselho Fiscal, dos Representantes Sindicais, além dos Delegados Representantes das Entidades de Base, o encontro serviu para destrinchar estes dois pontos que atingem a classe trabalhadora.

A advogada previdenciária Aline Portanova apresentou os impactos da proposta de emenda à Constituição que traz novas regras de aposentadoria (PEC 6/2019). Ela alertou que, na verdade, o que está sendo proposto pelo governo é uma contra-reforma que visa acabar com o sistema previdenciário no Brasil. "É uma pauta do sistema financeiro. Não é uma pauta dos trabalhadores. Por isso, ela não é uma reforma, é uma contra-reforma. Se ela passar, todos os trabalhadores serão atingidos”, afirma.

Já o assessor jurídico da Fetrafi-RS, Milton Fagundes, elencou as irregularidades da MP 873/2019, publicada pelo governo Bolsonaro no dia 1° de março. Numa clara ofensiva para acabar com os sindicatos, a MP proíbe a consignação das contribuições (desconto em folha) exigindo que seja encaminhado a cada casa do sindicalizado um boleto para que seja pago em um banco. Além disso, o envio do boleto só pode ser feito se houver autorização expressa do sindicalizado. "O que é curioso para a categoria bancaria é que os bancos podem continuar utilizando a figura do desconto na folha de pagamento para seus interesses pessoais, mas seus empregados não podem utilizar de mecanismo semelhante. Trata-se de uma discriminação de um setor social que existe para equilibrar as relações de trabalho”, argumenta. Milton destacou também que a CUT e as demais centrais sindicais estão trabalhando em conjunto para tomar ações jurídicas contra a MP 873/2019. "Essa medida provisória de perseguição contra a luta sindical precisa ser combatida por nós com argumentos para a sociedade entender”, adverte.

Outros assuntos

A reunião do sistema diretivo também aprovou por unanimidade o Balanço Financeiro 2017/2018 da Federação. No encontro, foi apresentada a logomarca do 13º Congresso Estadual da Fetrafi-RS, que será realizado em abril. Os participantes conheceram a programação do evento. No dia 13, sábado, acontecerá os debates sobre conjuntura, previdência e bancos públicos. No dia 14, domingo, será realizada a Eleição da direção da Federação e a votação das resoluções do Congresso. Antes do início da reunião do sistema diretivo foi observado um minuto de silêncio em memória ao colega Armindo Eduardo Kohler, o Bino, do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte, que faleceu em fevereiro.

 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Previdência Pública | 18/03/2019
Reforma da Previdência: calculadora da aposentadoria
Dieese elaborou ferramenta com comparativo de cálculo antes e depois da reforma
Previdência Pública | 14/03/2019
22 de março é dia de ir às ruas para lutar pela aposentadoria
Convocação é do presidente da CUT que afirma: protestos do dia 22 serão um ‘esquenta’ para greve-geral, caso Bolsonaro insista na proposta de reforma que acaba com a aposentadoria de milhões de trabalhadores
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor