Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
CUT-RS e centrais sindicais realizam Dia do Basta com paralisações e manifestações nesta sexta
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Contraf/CUT | 09/08/2018 | 16:08:32
CUT-RS e centrais sindicais realizam Dia do Basta com paralisações e manifestações nesta sexta
Grande parte dos sindicatos dos bancários do RS aprovaram participação no dia de mobilização.
 
A CUT-RS, demais centrais sindicais, Movimento Unificado dos Servidores (MUS) e movimentos sociais realizam nesta sexta-feira (10) o Dia do Basta, data em que estão previstas uma série de mobilizações e paralisações em todo o país com o intuito de protestar contra as políticas do governo ilegítimo de Michel Temer (MDB), que têm trazido desemprego, retirada de direitos, aumento do gás de cozinha e combustíveis, privatizações e entrega da soberania nacional. Os trabalhadores também denunciarão a perseguição ao ex-presidente Lula para tentar impedi-lo de ser candidato nas eleições de outubro.
Haverá paralisações parciais em várias empresas, que estão sendo organizados pelos sindicatos. Além disso, serão promovidas manifestações em Porto Alegre e cidades do Interior, como Canoas, Guaíba, Passo Fundo, Santa Maria, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Vacaria, Osório e São Lourenço do Sul, dentre outras.

Programação em Porto Alegre

Na capital gaúcha, a mobilização começa com uma concentração, às 8h30, em frente à sede da Fecomércio (Avenida Alberto Bins, 665), onde será realizado um ato contra a reforma trabalhista e o desemprego. Em seguida, os manifestantes sairão em caminhada até a Praça da Matriz, onde acontece, às 10h, um ato contra a política neoliberal do governo Sartori de desmonte do estado e ataque aos servidores e ao serviço público.

Na seqüência, eles seguirão até o Foro Trabalhista (Avenida Praia de Belas, 1432), onde será promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), às 11h, um ato em defesa da Justiça do Trabalho e dos direitos sociais.
 
Também, às 11h, os Sindicatos dos Bancários do Rio Grande do Sul irão promover uma vigília para acompanhar a segunda mesa de negociação com o Banrisul, que será realizada em frente à sede da Associação dos Bancos do RS (ASBANCOS), na Rua dos Andradas, 1.234, Centro Histórico de Porto Alegre. 

Basta!

"Vamos dizer basta de desemprego, basta de retirada de direitos, basta de ataques à aposentadoria, basta de aumentos dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis, basta de privatizações e desmonte do serviço público, e basta de perseguição ao ex-presidente Lula”, afirma o presidente em exercício da CUT-RS, Marizar de Melo.

Para o dirigente sindical, o Dia do Basta será uma oportunidade para colocar nas ruas a pauta de reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras. "Nós precisamos dar um basta ao massacre que a classe trabalhadora está sofrendo depois do golpe, que aumentou o desemprego, retirou direitos trabalhistas, ataca a Previdência Social e congelou por 20 anos o orçamento público para investimentos sociais, como saúde, educação e moradia, dentre outros retrocessos”.

"Temos que dar também um basta à perseguição jurídica e midiática ao ex-presidente Lula, preso político desde 7 de abril em Curitiba, após ter sido condenado sem provas, numa clara manobra das elites golpistas para tirar das urnas o líder de todas as pesquisas eleitorais e representante autêntico do povo”, ressalta Marizar.

O governo Sartori será igualmente alvo dos protestos. "Temos que dar um basta ao governador que arrocha, atrasa e parcela salários dos servidores, prejudicando milhares de famílias e precarizando os serviços públicos. Além disso, extinguiu fundações, fechou escolas, fez venda suspeita de ações do Banrisul e quer privatizar estatais para agradar os interesses dos grandes empresários, que querem abocanhar o estado e desmontar as políticas públicas”, conclui o dirigente da CUT-RS. 
 


Fonte: CUT-RS
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Contraf/CUT | 27/07/2020
Contraf-CUT fará live sobre Saúde Caixa
Transmissão acontecerá na próxima quinta-feira (30), às 20h
Contraf/CUT | 23/06/2020
Contraf-CUT cobra reabertura de negociações com a Caixa
Banco descumpriu acordos e convocou empregados a voltarem ao trabalho presencialmente
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor