Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 22\09\2018
Últimas Notícias
Comando Nacional dos Banrisulenses traça estratégias de defesa do Banrisul
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Movimento Sindical | 26/03/2018 | 18:03:50
Comando Nacional dos Banrisulenses traça estratégias de defesa do Banrisul
Reunião avalia como determinante a necessidade de uma participação efetiva de toda a categoria na campanha nacional deste ano.
 
 
Na última sexta-feira, dia 23, os membros do Comando Nacional dos Banrisulenses estiveram reunidos na Sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre, para debater uma série de pautas relacionadas ao banco. O debate foi aberto com a notícia de que o governo gaúcho quer abrir para mercado das operações da Banrisul Cartões. O diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha, lembrou que a consequência imediata desta venda seria a cobrança do serviço Banricompras, que hoje é gratuito. "Ninguém compra um produto que não tem retorno”, afirma. Diante de mais esse ataque ao banco, os membros do comando definiram estratégias para defender o Banrisul. Fetrafi-RS e os Sindicatos buscarão alternativas junto aos deputados para impedir a venda de ativos do Banco. O debate com a sociedade também será intensificado até o dia 10 de abril, quando ocorre a assembleia de acionistas do Banrisul que irá apreciar a abertura de capital da Banrisul Cartões. "Essa é a hora de cerrar fileiras com o que nós temos para enfrentar estes ataques”, destacou a diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Correa.

Campanha Nacional 2018

O preparo para a campanha nacional 2018 também foi tema de debate durante a reunião. O diretor do Sindicato dos Bancários de Florianópolis, Jacir Zimmer, alertou para a dureza da luta que está por vir nas negociações com os banqueiros. "A tendência é os bancos virem para cima para esgualepar nossos acordos durante nossa campanha salarial. Precisamos ter o antídoto, que é a mobilização, luta e organização da nossa categoria”, afirmou. Denise, por sua vez, alertou que será determinante "costurar unidade e a participação efetiva de todos os colegas” em torno da Campanha Nacional.

Segurança

O tema segurança e modelo de atendimento gerou amplo debate durante a reunião do comando. Diante da falta de um modelo de layout das agências, que, em muitas situações, os trabalhadores precisam atuar juntos aos terminais, o comando definiu que é preciso realizar mapeamento de todos os municípios que não tenham a obrigatoriedade de porta giratória em lei. "Devemos procurar as Câmaras de Vereadores dos municípios para tentar construir uma legislação nestes locais”, afirmou secretário-geral do SindBancários, Luciano Fetzner.

Descomissionamento

A partir do golpe na CLT, não existe mais o direito de manter a gratificação de função. O lembrete foi feito pelo assessor jurídico da Fetrafi-RS, Milton Fagundes. Diante desta situação, a advogado solicitou um levantamento de cada uma das pessoas que foram descomissionadas pelo banco. "Temos uma ação que ajuizamos no ano passado pedindo que seja mantida a gratificação de função para quem viesse a ser destituído da função. Hoje, uma pessoa pode ficar na função durante 30 anos e, às vésperas da aposentadoria, pode ser retirada a função e ficar apenas com o salário de função de origem”, informou.

Ficou decidido que a posse dos novos delegados sindicais será no dia 13 de abril.

 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Movimento Sindical | 05/06/2018
Fetrafi-RS reforça vigília contra privatização de estatais
Ato foi realizado nesta terça-feira, dia 05, na Praça da Matriz, em Porto Alegre.
Movimento Sindical | 30/05/2018
Greve dos petroleiros tem forte adesão em todo País no primeiro dia
Refinarias, terminais e a plataforma da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, estão com as atividades paradas.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor