Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Mobilização dos servidores e oposição derrota governo Sartori e nenhum projeto é votado na Assembleia Legislativa
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Movimento Sindical | 01/02/2018 | 16:02:55
Mobilização dos servidores e oposição derrota governo Sartori e nenhum projeto é votado na Assembleia Legislativa
Fetrafi-RS e sindicatos federados estiveram presentes nas mobilizações em frente à Assembleia para defender o patrimônio público dos gaúchos.
 
 
Os servidores e trabalhadores das estatais comemoraram na Praça da Matriz o resultado da convocação extraordinária da Assembleia Legislativa do RS, encerrada no final da tarde desta quarta-feira (31), em Porto Alegre.
Nas três sessões realizadas desde segunda-feira (29), cada uma com quatro horas de duração, o governo Sartori e sua base aliada foram derrotados, pois não conseguiram votar o PLC 249, que autoriza a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), e as três propostas de emenda à Constituição (PECs) que retiram a obrigatoriedade do plebiscito para a privatização da Sulgás, CRM e CEEE. Trata-se de um pacote de maldades contra o povo gaúcho.

A vitória foi possível com a brava luta das bancadas de oposição (PT, PCdoB e Psol) e dois deputados do PDT, que se revezaram na tribuna e usaram os recursos regimentais disponíveis.

"A unidade e a mobilização dos servidores e trabalhadores das estatais e a combativa oposição na Assembleia evitaram a votação dos projetos do Sartori, que são lesivos ao patrimônio público e aos direitos do funcionalismo e do povo gaúcho”, afirmou a secretária de Formação da CUT-RS, Maria Helena Oliveira. "Estaremos de volta na próxima terça-feira nas galerias e na Praça da Matriz para continuar defendendo os direitos, as estatais e o futuro do Rio Grande”, salientou.

"Foram dias de intensa luta, não arredamos o pé da Praça da Matriz e da Assembleia Legislativa. Saímos vitoriosos. Mas estejamos atentos, pois, na próxima semana, se o Regime de Recuperação Fiscal for à votação, precisaremos fazer a resistência novamente. Obrigada a cada um e a cada uma que defendeu, junto conosco, os nossos direitos e o nosso Estado”, destacou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

Nesta quinta-feira (1º), o ano legislativo começa com sessão solene de eleição e posse da nova mesa diretora da Assembleia para 2018. Conforme acordo de rodízio na presidência entre as maiores bancadas, o deputado Marlon Santos (PDT) deverá ser eleito para o cargo, substituindo o deputado Edegar Pretto (PT).
 
A Fetrafi-RS e os sindicatos federados estiveram presentes nas mobilizações em frente à Assembleia para defender o patrimônio público dos gaúchos. Antes da consolidação da derrota do governo na casa legislativa, a diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Correa, explicou as consequências para o povo gaúcho, caso tivessem sido aprovadas as medidas de regime de recuperação fiscal do governo federal e as Propostas de Emendas à Constituição (PEC) estadual para que a CEEE, Sulgás e Companhia Riograndense de Mineração (CRM) pudessem ser privatizadas sem a necessidade de plebiscito. Assista ao vídeo.

 
Informações: CUT-RS
 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Movimento Sindical | 23/11/2020
Mesa discute mais cuidados para enfrentar segunda onda da Covid-19
Comando Nacional cobra que bancári@s não retornem ao trabalho presencial agora, por conta da segunda onda
Movimento Sindical | 05/11/2020
Fetrafi-RS quer saber quantos empregados estão sem trabalho remoto no BB
Sindicatos deverão informar números locais por e-mail
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor