Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Ato em defesa da Caixa 100% pública marca a comemoração dos 157 anos do banco
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Geral | 12/01/2018 | 16:01:03
Ato em defesa da Caixa 100% pública marca a comemoração dos 157 anos do banco
Representantes do SidiBancários, Fetrafi-RS, Contraf-Cut e de outras entidades estiveram reunidos na Praça da Alfândega
 
 
Em defesa da Caixa 100% pública e para marcar o aniversário de 157 anos da instituição financeira, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindiBancários) promoveu um Ato na Praça da Alfândega, nesta sexta-feira (12). O ato teve apoio da Fetrafi-RS, da Contraf-Cut, da Associação Gaúcha de Economiários Aposentados e do Movimento Nacional de Luta por Moradia.

O intuito foi alertar sobre a importância social da empresa para a sociedade brasileira e sobre a possibilidade de privatização sinalizada pelo governo federal, que coloca em risco a continuidade dos projetos sociais que beneficiam a população mais pobre, nas áreas da educação, habitação, segurança e saúde. "É fundamental ressaltar que além de ser um dia de comemoração, este é um dia de luta”, declarou o presidente do SindiBancários, Eventon Gimenis.

O presidente explicou aos cidadãos que pararam por alguns minutos para saber o que estava acontecendo na Praça, que com a privatização, os programas sociais voltados à educação, moradia, segurança e saneamento básico ficariam em risco. Os bancos privados, que visam exclusivamente ao lucro, não têm interesse em tocar programas para a população de baixa renda. "A privatização que o atual governo prepara significa uma derrota para o povo brasileiro.”

Gimenis explicou que são bancos como a Caixa, o Banco do Brasil, o BNDS e, no caso do estado, o Banrisul que possibilitam instrumentos de crédito para programas como o Minha Casa Minha Vida, O Bolsa Família, o Fies, "Muitos utilizam a Caixa, mas não sabem a importância do banco. Não fazem ideia do que significa perder a Caixa na sua vida e na vida do nosso país”.

A costureira Marilene Oliveira passava pela Alfândega na hora do Ato. Resolveu parar pegar uma fatia do bolo e ficou ouvindo algumas manifestações. "Só agora entendi a que realmente significa privatizar os bancos públicos. Sou totalmente contra”, afirmou. Aqueles que, assim como a costureira, também são contrários às privatizações dos bancos públicos, durante o ato, puderam aderir ao abaixo-assinado que circula pelo Estado, em defesa do Banrisul.

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Geral | 27/10/2020
Fetrafi-RS apoia campanha “Tributar os super-ricos”
Iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre medidas tributárias para tirar o país da crise, com taxação de grandes fortunas.
Geral | 11/09/2020
Deliberação Acordo Coletivo PDV do Banrisul
EDITAL
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor