Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 16\04\2024
Últimas Notícias
A verdadeira cultura do Santander
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Cultura | 11/09/2017 | 15:09:43
A verdadeira cultura do Santander
Banco encerra exposição cedendo ao protesto de grupos conservadores
 

O fechamento da exposição de arte “Queer”, que estava no Santander Cultural de Porto Alegre e foi suprimida a partir da pressão, das ameaças e de manifestações exaltadas de grupos conservadores, é um ato de intolerância de um setor social a uma mostra artística que retrata uma realidade que costuma ser escondida pela sociedade. Mas não é só a hipocrisia social que se revela aí: trata-se do caráter repressivo de um banco que se esconde atrás de uma fachada de modernidade, enquanto trata seus empregados com autoritarismo e exploração.

Ao se submeter aos grupos conservadores, o banco de matriz espanhola não só autoriza a volta da Censura no Brasil, como mostra que seu apoio a arte e a cultura, na verdade não passa de um lance de “marketing” para o grande público. Enquanto esta instituição financeira bilionária, espalhada pelo mundo, finge dar grande apoio a arte, internamente ela segue explorando seus empregados, paga mal e pratica assédio moral ao impor metas abusivas para os bancários.

Ao aceitar a censura sobre a arte, o banco expõe a sua própria prática dentro de cada agência bancária, onde são frequentes os casos de preconceito e discriminação de bancários negros, LGBTs, pessoas com deficiência, colegas mulheres e outras chamadas minorias. Qualquer ato de intolerância não serve aos trabalhadores.

Vale ressaltar ainda que este caso de autoritarismo na exposição de arte também é consequência do clima de golpe institucional que o Brasil vem vivendo sob o desgoverno de Michel Temer, após o impeachment da presidenta Dilma em abril de 2016, por um Congresso majoritariamente corrupto.

O ato do Santander, ao cancelar a exposição artística, não surpreende o Sindicato e os seus trabalhadores. Todos conhecemos a verdadeira cultura do banco Santander.

*SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Cultura | 03/07/2019
SindBancários abre pré-inscrições para oficina de teatro
Curso não tem custos para bancários sindicalizados
Cultura | 27/10/2017
Premiação do Festival de Música celebra a cultura ante contexto político de ataque a Sindicatos e a direitos dos trabalhadores
Premiados desta edição foram conhecidos na noite desta quinta-feira, 26.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor