Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Fetrafi-RS e sindicatos debatem efeitos nocivos da Reforma Trabalhista
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Direito do Trabalhador | 17/08/2017 | 16:08:53
Fetrafi-RS e sindicatos debatem efeitos nocivos da Reforma Trabalhista
Movimento sindical terá que reinventar formas de atuação para enfrentar desafios
 
 

A partir do dia 10 de novembro deste ano nada será como antes para os trabalhadores brasileiros. Nesta data entrará em vigor a lei nº 13.467, arquitetada pelo Governo Temer e pelos setores que golpearam a democracia brasileira através do impeachment. A nova legislação foi apelidada de "Reforma Trabalhista”, mas na realidade é composta por 200 medidas que retiram direitos dos trabalhadores, colocando em prática o maior ataque do capital contra a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Para debater os drásticos e imediatos efeitos da "reforma” sobre os trabalhadores bancários, a Fetrafi-RS reuniu nesta quarta-feira (16), dirigentes dos seus sindicatos filiados e assessores Jurídicos, que estarão na linha de frente da resistência da categoria. "Estamos começando a entender a dimensão dos estragos que a nova legislação trará para o mundo de trabalho e para o cenário sindical. Com certeza, teremos que reinventar o nosso modo de fazer sindicalismo para defender os interesses específicos da categoria e lutar pelos direitos do conjunto da classe trabalhadora”, avalia o diretor da Fetrafi-RS, Luiz Carlos Barbosa.

"Mais do que nunca o debate sobre o papel dos sindicatos e os estragos da ‘Reforma’ é imprescindível. Estamos vivenciando um momento extremamente negativo para os trabalhadores, que infelizmente não pôde ser evitado por vias democráticas, afinal temos um governo ilegítimo e um congresso golpista. Os setores responsáveis pelo impeachment trouxeram o caos para o País em poucos meses. As famigeradas reformas destroçam o Estado e a população está atônita diante dos ataques em curso. Não há tempo para assimilar todas as mudanças negativas porque elas são efetivadas diariamente em Brasília. Nesse contexto, a nossa reorganização para a luta é essencial, a fim de evitar mais retrocessos aos trabalhadores, avalia o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo.

O assessor Jurídico da Federação, Milton Fagundes, coordenou as explanações técnicas da reunião, juntamente com o assessor Jurídico do SindBancários, Antônio Vicente Martins. "A lei 13.467, que a elite brasileira insiste em chamar de Reforma Trabalhista, consiste na verdade na sumária extinção de direitos. Em todos os sentidos, as novas medidas são prejudiciais aos trabalhadores, gerando também uma grande insegurança jurídica para as questões do mundo do trabalho”, enfatiza o advogado da Fetrafi-RS.

Para Milton Fagundes, os efeitos práticos e nocivos da nova legislação podem ser explicados através de três eixos: limitações à ação sindical; asfixia financeira dos sindicatos e redução de direitos trabalhistas. Além disso, a "Reforma Trabalhista” flexibiliza totalmente as relações, desobrigando os patrões de responsabilidades essenciais sobre os processos de trabalho e suas implicações para os trabalhadores. "Até o mês de novembro os sindicatos representam o coletivo, mas depois do dia 10, passarão a existir comissões de empregados, que serão os representantes dos trabalhadores perante a empresa. Com isso, os patrões pretendem retirar o poder de negociação, pressão e organização dos sindicatos na defesa das categorias”, enfatiza.

Pontos críticos

Negociado sobre o legislado - Dentre tantos atrasos e negação da Constituição, a nova lei dispõe da possibilidade de que acordos entre empresas e trabalhadores sobreponham a CLT. A legislação poderá desmontar o Direito do Trabalho, fazendo do acordo entre empregador e empregado o mais importante.

O fim da Justiça do trabalho em médio prazo – A "Reforma” dificulta e até intimida o trabalhador que procure a Justiça do Trabalho, prevendo o pagamento de sucumbência processual pelo mesmo ao empregador, inclusive em casos de procedência parcial do pedido. A lei também assegura o mesmo procedimento para demissão de uma pessoa ou de um milhão de pessoas. Com isso, nega segurança jurídica quanto aos direitos coletivos dos trabalhadores, enfraquecendo todos os mecanismos de defesa sindical.

A íntegra da apresentação feita pela Assessoria Jurídica da Fetrafi-RS durante a reunião será encaminhada aos sindicatos filiados por e-mail. 

*Edição e Imagens: Marisane Pereira - Comunicação/Fetrafi-RS
 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Direito do Trabalhador | 17/06/2020
Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários
Engajamento das centrais sindicais e partidos que defendem a classe trabalhadora foi fundamental para a melhoria da proposta
Direito do Trabalhador | 08/06/2020
Comando cobra que bancos retirem alterações do artigo 224 na MP 936
Fenaban responde que não retira, mas que não haverá alteração da jornada, como definido na CCT da categoria e, propõe, inclusive, prorrogar acordo de manutenção da jornada atual
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor