Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 22\09\2018
Últimas Notícias
Dieese e centrais preparam trabalhadores para campanhas salariais
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 28/07/2017 | 12:07:40
Dieese e centrais preparam trabalhadores para campanhas salariais
Mobilização e articulação entre as categorias devem dar o tom das negociações
 

Em parceria com as centrais sindicais, o Dieese promoveu nesta quinta-feira (27) sua 14ª Jornada Nacional de Debates para organizar a resistência contra a nova legislação trabalhista e formular estratégias sindicais direcionadas às campanhas salariais no segundo semestre. Em São Paulo, o encontro foi realizado no auditório da Escola Dieese de Ciências do Trabalho, no centro da cidade.

"Estamos lançando uma jornada que vai ser permanente, porque nós estamos olhando para frente, para o futuro, observando o impacto da reforma trabalhista e identificando que será necessário um processo de preparação muito mais aprofundado por parte do movimento sindical para enfrentar as campanhas salariais em um ambiente de recessão econômica", afirma o o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio.

Em entrevista à repórter Ana Flávia Quitério, para o Seu Jornal, da TVT, Clemente explica que só a resistência e o debate com o patronato, durante as campanhas salariais, podem evitar que as regras estabelecidas pela nova lei sejam aceitas "na vida real". Ele também diz que, com as mudanças na legislação, o movimento sindical precisará encontrar novas formas de organização. 

"A primeira delas é uma grande mobilização sindical, ou seja, um grande trabalho de organização sindical, de mobilização, de envolvimento das categorias dos trabalhadores nas negociações. Segundo, é imaginar negociações e campanhas salariais diferentes, juntando categorias, promovendo campanhas do setor metalúrgico, do setor da indústria, do setor do comércio, juntando as entidades sindicais numa campanha mais articulada", sinaliza o diretor do Dieese.

Os sindicalistas também preveem a necessidade de elevar o grau de resistência nas próximas negociações coletivas. "É importante resistir. Não podemos admitir que os efeitos dessa reforma se materializem. Significa menos salários, menos direitos, transforma milhões de empregos em bico", diz o secretário-geral da Intersindical, Edson Carneiro, o Índio. 

*RBA
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 17/09/2018
Assinado acordo específico do Santander
Banco se compromete a debater com representantes dos trabalhadores antes de qualquer mudança que tenha como base a nova lei trabalhista.
Campanha Salarial | 10/09/2018
Aumento real dos bancários é de 1,31%
Inflação para o período entre 31 de agosto de 2017 e 1º de setembro de 2018 foi de 3,64%; a projetada pelo Banco Central era de 3,78%.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor