Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Encontro Nacional destaca lutas em Defesa do Banrisul e pela manutenção de direitos
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 22/07/2017 | 14:07:23
Encontro Nacional destaca lutas em Defesa do Banrisul e pela manutenção de direitos
Banrisulenses debatem estratégias para a Campanha Nacional 2017
 
 

A grande participação registrada no 25º Encontro Nacional dos Banrisulenses reafirma a disposição de luta dos trabalhadores para enfrentar a conjuntura política e econômica adversa, com inserção efetiva na Campanha Nacional 2017. Além da defesa do Banco como instituição pública, os banrisulenses terão o desafio de manter seu papel de vanguarda pela manutenção do emprego e ampliar as conquistas específicas.


A abertura do evento, realizado neste sábado (22), na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre, pautou temas que hoje preocupam e atingem toda a classe trabalhadora, como as reformas Trabalhista (já aprovada) e da Previdência, ainda em tramitação. A mesa inicial do Encontro foi coordenada pelos diretores da Fetrafi-RS, Denise Corrêa e Carlos Augusto Rocha e também teve manifestações do diretor da Contraf/CUT, Mauro Salles Machado; do presidente do SindBancários, Everton Gimenis e do presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo.

Organização da Resistência

Os dirigentes sindicais da Fetrafi-RS salientam, que embora a classe trabalhadora em geral esteja sofrendo severos ataques, através das reformas e dos reflexos negativos da crise política sobre a economia, o momento é de organização, definição de estratégias e mobilização. "O risco iminente de privatização coloca os trabalhadores do Banrisul numa situação de dúvida constante quanto ao futuro e representa uma grande ameaça para o desenvolvimento do Estado, tão enfraquecido e empobrecido pelas políticas neoliberais do Governo Sartori. A nossa organização para o período da Campanha Salarial deve focar a defesa do Banco e também não aceitaremos a retirada de direitos”, enfatizam os dirigentes.

Para o movimento sindical bancário a luta pelo emprego, contra as reformas e pelas pautas específicas nos bancos públicos vai exigir unidade da categoria e a necessidade de organização de uma ampla resistência coletiva.

Já o presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo, observou que muitos trabalhadores ainda não têm ideia da dimensão da Reforma Trabalhista e seus efeitos nocivos para o conjunto da classe trabalhadora. "O povo só vai compreender a reforma de verdade quando sentir no bolso. Ela vem para atacar direitos fundamentais e os ataques continuam em curso. Precisamos identificar nossos inimigos para enfrentar a agenda imposta aos trabalhadores com boas estratégias”, afirma o presidente da CUT.

*Comunicação/Fetrafi-RS

 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 08/09/2020
Banrisulenses assinam Acordo Coletivo de Trabalho
Videoconferência de formalização contou com a presença do presidente do Banco
Campanha Salarial | 05/09/2020
Bancários e bancárias assinam acordo com a Fenaban
Evento também teve assinatura de ACTs com BB e Caixa
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor