Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 23\04\2024
Últimas Notícias
Primeira audiência pública no Alegrete reforça defesa do Banrisul Público
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 13/06/2017 | 15:06:18
Primeira audiência pública no Alegrete reforça defesa do Banrisul Público
Objetivo é ampliar apoios à luta contra a privatização
 
 

A primeira audiência pública regional da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, da Assembleia Legislativa do RS, realizada na última sexta-feira (9), lotou a Câmara de Vereadores do Alegrete. O objetivo foi intensificar a mobilização contra a venda de um dos maiores patrimônios dos gaúchos.

O evento contou com a presença do deputado estadual Adão Villaverde (PT), do presidente da Câmara Municipal, vereador Celeni Viana, do vereador Anilton Oliveira, do presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, do diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha e do presidente do Sindicato dos Bancários do Alegrete, Joel Freitas da Luz.

Compareceram também vários funcionários do Banrisul e de outros bancos, além de dirigentes sindicais e familiares.

Ameaças de privatização desde o governo Britto

Villaverde ressaltou que o Banrisul tem um papel fundamental, especialmente para o desenvolvimento social e econômico do RS, principalmente em momentos de crise. "A nossa bancada tem um compromisso histórico com a defesa do Banrisul público, que une todos os gaúchos, e sempre se posicionou contra qualquer tentativa de privatização deste bem valioso e histórico”, afirmou o parlamentar, que é também natural do Alegrete.

Ele lembrou que desde o seu primeiro mandato na Assembleia, em 2003, o Banrisul vem sofrendo ataques recorrentes de privatização, que se renovam a cada gestão do Executivo que prega o estado mínimo. "A ameaça persiste há mais de 12 anos e, mais uma vez, se agiganta no governo Sartori. Vale lembrar que, em 1997, quando o então governador Antonio Britto vendeu a Companhia União de Seguros Gerais para o Bradesco, Sartori era o deputado líder do governo no Legislativo”, afirmou o deputado.

Banrisul injeta uma GM por ano no caixa do Estado

Claudir ressaltou que o governo Sartori não tem conseguido entregar patrimônio público como planejou diante da resistência dos trabalhadores e da combativa bancada de oposição na Assembleia. "São propostas irresponsáveis, como a venda de estatais e a extinção de fundações”, afirmou.

"Com o programa de ajuste fiscal do governo federal, fica explícito a pressão para a entrega dos setores de energia, saneamento e financeiro para a renegociação das dívidas dos estados com a União”, alertou o presidente da CUT-RS.

O dirigente sindical reafirmou "o compromisso da CUT-RS em lutar contra a utilização oportunista do plebiscito”.  Para ele, "o Estado tem que ter capacidade de regulação da economia e para cumprir esse papel não pode abrir mão das empresas que ergueu ao longo da sua história”.

"O Banrisul injeta uma GM por ano no caixa do Estado”, destacou ainda Claudir, recordando o repasse feito por ocasião da implantação da fábrica da montadora em Gravataí. "A quem interessa vender a galinha dos ovos de ouro?”, questionou.

Cada agência, segundo Claudir, deve ser transformada em trincheira de luta permanente em defesa do Banrisul público, como forma de fortalecer a manutenção da principal empresa do povo gaúcho, que deve continuar servindo aos interesses da população.

Banco forte, estratégico e lucrativo

O diretor da Fetrafi-RS, Carlos Rocha, fez um resgate da história do Banrisul, que lucrou R$ 659 milhões no ano passado. Ele destacou a luta pela aprovação do PEC do plebiscito no plenário da Assembleia, em 2002, após um grande debate em inúmeras câmaras municipais no interior gaúcho, que mobilizou os funcionários do banco, vereadores e deputados, visando garantir uma proteção na Constituição do Estado para evitar a venda da instituição.

"O Banrisul é um banco forte, estratégico e lucrativo. Deve ser defendido e mantido sob o controle do Estado para que continue incentivando o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande Sul”, frisou o diretor da Fetrafi-RS.

Calendário de Audiências públicas pelo interior:

Santo Ângelo – 16/06 – 18 horas – Câmara de Vereadores
Osório – 21/06 – 18h – Sindicato dos Bancários
Caxias do Sul – 21/06 – 18h – Câmara de Vereadores
Passo Fundo – 23/06 – 18 horas – Câmara de Vereadores
Pelotas – 26/06 – 18 horas – Câmara de Vereadores
Santa Cruz do Sul- 28/06 – 18 horas – Câmara de Vereadores
Taquara- 28/06 – 18 horas – Câmara de Vereadores
Camaquã – 29/06 – 18 horas – Câmara de Vereadores
Novo Hamburgo – 29/06 – 18 horas – Câmara de Vereadores

*CUT/RS

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor