Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Trabalhadores e movimentos sociais ocupam Brasília nesta quarta
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Direito do Trabalhador | 22/05/2017 | 15:05:57
Trabalhadores e movimentos sociais ocupam Brasília nesta quarta
Manifestação visa retirada dos projetos da reformas
 
 

A forte pressão popular e a organização da classe trabalhadora fizeram da Greve Geral do dia 28 de abril um marco na história de lutas do Brasil. O movimento paredista atingiu fábricas, escolas, órgãos públicos, bancos, transportes urbanos, portos e outros setores da economia. O golpista Temer, seus asseclas no Congresso Nacional e os financiadores do golpe perceberam que o povo brasileiro não vai recuar e nem permitir que seus direitos sejam roubados.

Com a Reforma Trabalhista tramitando no Senado e a Reforma da Previdência às vésperas de ser votada na Câmara Federal, precisamos persistir e engrossar as fileiras de resistência, intensificando a unidade.

Na quarta-feira, dia 24 de maio, vamos ocupar Brasília para, mais uma vez, deixarmos claro que a classe trabalhadora, os movimentos sociais e todo o conjunto da sociedade repudiam toda a retirada de direitos. Vamos Ocupar Brasília e dizer #NãoaosLadrõesdeDireitos. A concentração está prevista para as 14h, no Estádio Mané Garrincha.

Vários ônibus estarão partindo nesta segunda-feira (22) do Rio Grande do Sul rumo a Brasília para participar desta grande mobilização nacional.

Reforma trabalhista

De volta à escravidão, é para onde toda a classe trabalhadora será remetida caso o Senado Federal vote favorável à reforma trabalhista, já aprovada pelos deputados.

Esse pacote de malvadezas, de uma só vez, aumenta o risco social, elevando os níveis de desemprego e, consequentemente, a pobreza; troca o emprego "formal” pelo "bico”; esfacela a organização sindical; dificulta a ação coletiva pela defesa e ampliação de direitos e inviabiliza a atuação da Justiça do Trabalho. Na prática, o trabalhador ficará sozinho para negociar suas condições de trabalho e exigir seus direitos junto ao patrão.

Caso aprovada a reforma trabalhista:

– O intervalo do almoço será reduzido a apenas meia hora;

– Quem trabalha menos de 30 horas semanais receberá um salário inferior ao mínimo;

– Daremos adeus às férias de 30 dias;

– Teremos jornada de trabalho diária e semanal sem qualquer limitação;

– Será o fim dos concursos públicos;

– Será a era do trabalho precarizado e do emprego sem direitos garantidos;

– O negociado entre patrão e empregado valerá acima da legislação trabalhista e do determinado nos acordos e convenções coletivas de trabalho;

Reforma da Previdência

Com o intuito de fazer com que os homens e mulheres de nosso país trabalhem até morrer, a reforma da Previdência do ilegítimo Temer promove um completo desmonte da nossa Seguridade Social, deixando o cidadão desamparado nos momentos em que ele mais precisa.

Fingindo-se de surdos aos apelos dos diversos segmentos da sociedade, os golpistas retiram direitos e ignoram as diversidades que compõem o povo brasileiro.

Uma vez aprovada, a reforma da Previdência:

– Aumenta a idade mínima de aposentadoria, 65 anos para os homens e 62 para as mulheres inicialmente, sendo aumentado no decorrer do tempo;

– Exige 40 anos de contribuição para acessar a aposentadoria integral;

– Acaba com todas as aposentadorias especiais;

– Reduz  a acumulação de aposentadoria e pensões do INSS em até dois salários mínimos;

– Muda o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pago às pessoas idosas ou com deficiências de família pobre, passando a idade mínima para 65 anos, subindo gradativamente até atingir 68 anos em 2020.

– Altera a contribuição para os trabalhadores rurais, que terão que recolher a contribuição individual por 15 anos, em percentual a ser calculado com base no salário mínimo, e também eleva a idade mínima para 57 anos às mulheres e mantém 60 anos aos homens.

Clique aqui para ler o jornal especial da CUT-RS.

*CUT/RS
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Direito do Trabalhador | 17/06/2020
Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários
Engajamento das centrais sindicais e partidos que defendem a classe trabalhadora foi fundamental para a melhoria da proposta
Direito do Trabalhador | 08/06/2020
Comando cobra que bancos retirem alterações do artigo 224 na MP 936
Fenaban responde que não retira, mas que não haverá alteração da jornada, como definido na CCT da categoria e, propõe, inclusive, prorrogar acordo de manutenção da jornada atual
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor