Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Funcef anuncia consulta pública para política de investimentos
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Previdência Complementar | 24/03/2017 | 15:03:09
Funcef anuncia consulta pública para política de investimentos
Sugestões dos participantes serão encaminhadas a Comitê de Assessoramento
 

Na quinta-feira (16), a Funcef divulgou o cronograma de elaboração das políticas de investimento para o período entre 2018 e 2022. Segundo a Fundação, a novidade é que os participantes poderão fazer sugestões de aprimoramento por meio de uma consulta pública prevista para outubro. A proposta foi lançada poucos dias após o presidente da Funcef, Carlos Antônio Vieira, afirmar oficialmente que não realizará o plebiscito sobre o principal ativo da Fundação - a Vale - porque "a legislação não prevê o uso desse instrumento para auxiliar a tomada de decisões dos colegiados”.


A Fenae contesta a incoerência. Afinal, os participantes desejam discutir não apenas parâmetros e regras de investimentos, mas principalmente, os rumos dos maiores ativos onde seus recursos estão aplicados. "O debate sobre a política de investimento é importante, mas muito complexo. Defendemos sempre a participação de todos, mas do jeito que está colocado pode gerar uma falsa impressão de gestão participativa”, afirma o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Segundo o cronograma divulgado pela Fundação, as sugestões dos participantes serão encaminhadas ao Comitê de Assessoramento Técnico de Investimentos (CATI) e, após 20 dias, as políticas de investimento serão votadas.

Funcef se apressa para desfazer imagem negativa

Como reação às reiteradas cobranças feitas pela Fenae e pelos trabalhadores, a Funcef vem promovendo ações de cunho participativo como forma de contrapor as críticas pela falta de transparência. À primeira vista, as medidas sugerem maior espaço para o participante no fluxo decisório, no entanto, como questiona o presidente da Fenae, tais iniciativas apresentam contradições e inconsistências, aparentando ser mais "marqueteiras” do que efetivas.

Outra iniciativa em curso - também sem previsão legal ou estatutária - é o processo seletivo para aposentados da Caixa que queiram atuar em comissões que vão apurar internamente os ativos da Fundação sob investigação da Polícia Federal. A medida, que parece colocar em dúvida o trabalho da PF, desconsidera a participação dos ativos, não deixa claro que tipo de assessoria técnica essas pessoas terão para fazer o trabalho nem o que será feito com o material apurado pelo grupo.

O presidente da Fenae comenta, ainda, que existem comitês de assessoramento técnico instituídos, mas praticamente abandonados pela Funcef, que poderiam ser utilizados para a apuração. "Embora a participação dos beneficiários seja saudável e fundamental, a medida necessita de esclarecimentos, sob o risco de parecer apenas mais uma ação de propósito questionável”, afirma Jair Ferreira.

*Fenae

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Previdência Complementar | 16/07/2019
Reforma da Previdência aumenta severamente desigualdade do país
Luta trouxe algumas conquistas, mas pensão por morte, por exemplo, poderá ser menor do que o salário mínimo
Previdência Complementar | 27/06/2019
Centrais definem o dia 12 de julho como Dia Nacional de Mobilização contra a reforma da Previdência
Pressão a parlamentares no Congresso e em suas bases eleitorais será intensificada nos próximos dias
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor